Connect with us

Nossa Cidade

Secretário de Habitação visita bairros do Distrito do Campo Grande

O secretário de Habitação e presidente da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas), Samuel Rossilho, visitou quatro bairros do Distrito do Campo Grande, na manhã desta quarta-feira, 26 de julho.

Acompanhado por técnicos da Secretaria de Habitação (Sehab), Cohab, Sanasa e CPFL Paulista, o secretário deu sequência ao programa de visitas técnicas aos núcleos que são passíveis de integrarem o programa de Regularização Fundiária.

Nesta oportunidade os núcleos visitados foram o Satélite Íris II, Boa Esperança, Monte Alto e Sulamérica onde os moradores foram ouvidos quanto às principais reivindicações, com destaque para a individualização das redes de água, esgoto e energia elétrica.



Tranquilidade

A visita do secretário e dos técnicos acabou tranquilizando os moradores que sempre vivem sob o fantasma da remoção, isto é, de terem de sair dos terrenos onde estão instalados, em alguns casos, há mais de 20 anos.

Rossilho explicou que, de acordo com a Medida Provisória 759, agora convertida na Lei n. 13.465 de julho de 2017, quem vive numa área há mais de cinco anos não corre o risco de ser removido a não ser que via em área imprópria para habitação.

“Nós estamos percorrendo toda a cidade, conversando com a população e tranquilizando as famílias quando à permanência delas nos terrenos. Contudo eu preciso do apoio de vocês pedindo que fiscalizem, não permitam adensamento e nem ocupem áreas verdes. Estamos cumprindo uma determinação do prefeito Jonas Donizette que é a de regularizar mais de 20 mil propriedades até o final de 2020, procedimento este que vai dar segurança e a escritura definitiva dos terrenos para vocês”, declarou.

Leonardo Carmo, representante da Associação de Moradores do Satélite Íris II, disse que a visita do secretário foi extremamente positiva.

“Nosso povo sofria mesmo é com a desinformação. Agora sim, nossas dúvidas foram esclarecidas e vamos ajudar naquilo que for possível. Estamos até criando um grupo de whatsapp para que a informação circule diretamente do poder público até a nossa comunidade”, afirmou.

O presidente da Associação de Moradores do Núcleo Sulamérica, Luiz Carlos Felicidade, também elogiou a visita.

“Este encontro está sendo muito positivo porque estamos vendo que nossas prioridades estão sendo pensadas pela atual administração”, declarou.

 

Próximos passos

O Programa de Regularização Fundiária requer o cumprimento de algumas etapas. De acordo com o diretor técnico da Cohab-Campinas, Jonatha Pereira, é importante que os moradores dos núcleos estejam em sintonia com o setor da Habitação.

“Em breve nós vamos voltar aqui para estabelecer um cronograma de atividades em conjunto com a associação de moradores. Vamos trabalhar e, ao mesmo tempo, informar cada etapa do processo de regularização”, disse.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com