Connect with us

Nossa Cidade

Semana de C&T; e Inovação tem como tema “A Matemática está em tudo”

Ocorreu na manhã desta segunda-feira, 23 de outubro, a abertura oficial da 5ª Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campinas, no auditório do Centro de Tecnologia da Informação (CTI) Renato Archer. A ação está sendo realizada na cidade no mesmo período da 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Com a temática “A Matemática está em Tudo”, o evento acontece simultaneamente em todo o Brasil e a programação de Campinas tem como principal objetivo a popularização da ciência e da tecnologia, especialmente com as crianças da rede municipal de ensino.

A programação da Semana Municipal envolve oficinas, palestras e visitas monitoradas, entre outras atividades nas principais Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) do município.

A Prefeitura de Campinas foi representada na abertura oficial pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, André von Zuben. “A Semana conseguiu atingir um estágio bastante maduro, com a participação de várias instituições, entre universidades, centros de pesquisas e empresas, que estão abrindo suas portas para que as crianças e os adolescentes possam participar. Este envolvimento dos jovens é fundamental para a disseminação dos temas ligados à ciência e tecnologia”, destacou o secretário.

A mesa da cerimônia de abertura foi composta ainda pelo diretor do CTI, Victor Mammana;diretor-geral do Instituto Federal de São Paulo – Campus Campinas, Eberval Oliveira Castro; delegado da Polícia Federal de Campinas, Paulo Víbrio Júnior; vereador Alécio Cau, da cidade de Valinhos; general de Exército Sinclair James Mayer e a gerente jurídica da Facti, Emmanuelle Garrido Alkmin.

 

Desafio de Matemática

A programação continua nesta terça-feira, dia 24 de outubro, e um dos destaques é a final do Desafio de Matemática elaborado pela Secretaria de Educação – o “Campinação”, que envolverá os alunos do Ciclo II (4º e 5º anos) e Ciclo IV (8º e 9º anos). A disputa final terá início às 14h, no Instituto Cultural Nipo Brasileiro.

Além das atividades destinadas à popularização da Ciência e Tecnologia ao longo da semana, haverá também no dia 25 de outubro a realização do 4º Inova Campinas, evento voltado para o cenário de inovação e empreendedorismo. O Inova tem como proposta promover rodadas de negócios, demonstrar o potencial tecnológico e apresentar as novas tendências para o ecossistema inovador da região de Campinas. Para isso, reunirá, em um mesmo espaço, empresas, startups, instituições de pesquisa, universidades, incubadoras, aceleradoras e parques científicos e tecnológicos. 

A Semana Municipal é uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, em parceria com a Secretaria de Educação, Secretaria de Cultura, Informática dos Municípios Associados (IMA), Sanasa e Museu Dinâmico de Ciências da Unicamp, com a coordenação do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia.

Participam institutos de pesquisas como o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPQ), Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), Unicamp, PUC Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e empresas da área tecnológica. Conta também com a participação da Ecobrinquedoteca do Parque e do grupo de estudos e pesquisas em Educação Matemática nos/dos Anos Iniciais – GEPEMAI.

A programação da 5ª Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campinas e as atividades integradas com a Semana Nacional podem ser acessadas pelo site www.semanacetcampinas.wixsite.com/2017. Já o portal do Inova Campinas é o www.inovacampinas.org.br.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com