Connect with us

Nossa Cidade

Semana Municipal do Brincar vai reforçar o movimento Campinas pela Paz

 

 

A primeira “Semana Municipal do Brincar – A paz em língua de brincar” foi aberta nesta quinta-feira, dia 17 de maio, no Salão Vermelho da Prefeitura Municipal de Campinas, com a presença do vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira. O evento dá continuidade às ações do movimento “Campinas pela Paz”.

 

 

A Semana será realizada entre 19 e 28 de maio e terá como objetivo refletir e debater as brincadeiras como ferramenta de educação para a paz e sua importância no desenvolvimento da primeira infância. A Semana campineira integra-se ao Movimento pelo Brincar, criado em 1996, na Suíça, e comemorado em 28 de maio, data reconhecida pela Unesco. O Movimento se espalhou pelo mundo e foi ampliado para a Semana Mundial do Brincar, desde 2009.

 

 

O vice-prefeito ressaltou que a brincadeira é uma forma de estreitar laços de amizade e precisa ser melhor explorada. “É realmente um prazer acompanhar a produção de políticas públicas como esta. A legislação é estratégica e vem para perpetuar a Semana do Brincar nas demais administrações”, avaliou. 

 

 

A secretária Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Eliane Jocelaine Pereira, ressaltou que a criança é uma grande promotora da paz, sendo o brincar a linguagem usada por ela. A secretária anunciou que “a partir do dia 19 teremos uma intensa programação, e estamos convidando a população de Campinas a resgatar brinquedos e brincadeiras antigas, criando novas relações em prol da paz. Teremos atividades em diversos locais da cidade, incluindo praças, para que as famílias se reúnam pacificamente e brinquem juntas. Realizaremos também uma atividade inédita, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação: idosos irão até escolas municipais para mostrar às crianças brincadeiras antigas”. 

 

 

As ações são gratuitas e abrangem jogos de tabuleiros e jogos ao ar livre; brincadeiras tradicionais; exposições; feira de troca de brinquedos; oficinas de construção de brinquedos. Um dos destaques é a ocupação de espaços públicos, instituições, ruas. Serão cerca de 70 atividades, realizadas pela secretaria e organizações que atuam na proteção à infância e construção da paz.

 

 

A programação inclui seminários, palestras e oficinas, em parceria com universidades. Os eventos serão realizados em espaços públicos como praças e largos, parques e bosques de toda a cidade.

 

 

Para o dia 23 de maio, está previsto o evento “pais e filhos no Paço”, que será realizado no prédio da Prefeitura Municipal. Além de conhecer o local onde os pais trabalham, os pequenos participarão de ciranda junto aos pais na biblioteca prof. Ernesto Manuel Zink, assistirão ao vídeo “Campinas Surpreendente” e farão cartazes com a temática “Prefeito por um dia: o que eu faria pela minha cidade”.

 

 

A abertura da Semana contou com a participação da escritora e antropóloga Regina Márcia Moura Tavares, que entregou o livro “Brinquedos e Brincadeiras” aos presentes. Regina ressaltou que a humanidade, ao longo de sua evolução, concebeu a brincadeira como uma preparação para o futuro. “Quando a criança pula amarelinha, por exemplo, ao contornar os obstáculos, está se preparando para os desafios da vida”. 

 

 

O evento contou com a presença da Secretária Municipal de Educação, Solange Villon Kohn Pelicer; do coordenador de Políticas para Diversidade Sexual, Cássio Rodrigo de Oliveira Silva; da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania e de autoridades legislativas. 

 

 

Oficializando a paz em língua de brincar 

 

 

Durante o evento, foi anunciada a sanção da lei nº 41/18 do vereador Jorge da Farmácia, assinada nesta quinta-feira, pela manhã, pelo prefeito Jonas Donizette. A lei converge com a proposta do executivo municipal, instituindo a Semana Municipal do Brincar no calendário oficial de eventos de Campinas. A programação será realizada anualmente na semana de 28 de maio, Dia Mundial do Brincar. 

 

 

O projeto de lei de autoria do executivo municipal que cria o Estatuto da Paz e institui o programa “A paz em língua de brincar” também foi encaminhado nesta quinta-feira pelo prefeito à Câmara Municipal. 

 

 

O Estatuto estabelece “ normas de ordem pública e interesse social, bem como princípios e diretrizes que regulam o planejamento e execução de ações integradas e transversais para promoção da cultura de paz”. Já o programa “A paz em língua de brincar” direciona-se à promoção da educação para a paz, o fortalecimento da convivência familiar e comunitária e o engajamento na proteção à primeira infância. 

 

 

Programação

 

 

Uma das primeiras atividades da Semana do Brincar, no sábado, dia 19, será uma oficina de construção de pipas entre pais e filhos, no Centro de Integração da Cidadania (CIC) Vida Nova, R. Odete Terezinha Santucci Otaviano s/nº, Conjunto Habitacional Vida Nova, das 9h às 14h. Simultaneamente, no local, haverá recreação, serviços de beleza e saúde, até às 17h. 

 

 

Já na Casa da Criança Maria Luisa Hartzer (Rua Antonio Vicente Levantezzi, 290 – Pq. Montreal), das 9h às 17h, acontecerão sessões de contação de histórias. Também no sábado, das 10h às 14h, será realizada uma feira solidária de brinquedos no CRAS Anhumas (Rua Emílio Lang Junior, 411 – Vl. Nogueira) e jogos cooperativos e hóquei adaptado, das 10h às 14h, na Lagoa do Taquaral. 

 

 

No período da tarde, das 14h às 17h, a Fundação Feac realiza na Praça do Senna – em frente ao CRAS Flamboyant, o UrbaniZarte, evento com construção de brinquedos recicláveis, contação de histórias, pintura de rosto, pintura de cabelo com spray, modelagem com bexiga, piaba, grafite, recreação. 

 

 

No domingo, dia 20, das 8h às 12h, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer organiza o Brincando na Praça, com pipa, bolinha de gude, bets, pega-pega, recreação na Praça Emil Rached (Rua Nelson Barbosa da Silva s/nº Dic VI). 

 

 

A programação segue em todos os dias da semana e pode ser consultada no link: http://campinas.sp.gov.br/pelapaz/semana-do-brincar.php.

 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com