fbpx

Semana pela Paz começa sexta-feira e terá atividades gratuitas

O Conselho Municipal da Cultura de Paz (Compaz) de Campinas, com o apoio da Assistência Social e Segurança Alimentar, realiza a partir desta sexta-feira, dia 20 de setembro até dia 28 de setembro, a Semana pela Paz, com atividades gratuitas e abertas aos diversos segmentos da população. 

 

Na programação estão previstas atividades culturais, artísticas sobre inclusão social, sobre direitos humanos e sobre preservação do meio ambiente. Haverá um seminário de imersão na Cultura de Paz e, ao final, uma Marcha pela Paz e Diálogos Culturais e Religiosos. 


 

O objetivo é dar ênfase temática Campinas Pela Paz, levando para a população a lembrança e compreensão de que há a necessidade urgente de se implantar e vivenciar a cada momento uma “Cultura de Paz”, ou seja incentivo ao modo de ser e de conviver de maneira pacífica.

 

A abertura da Semana será nesta sexta-feira, 20 de setembro, com a Caminhada pela Paz, com a “Rede Abraço” e Mini Feira de Saberes com as “Semeadoras da Paz”. A concentração será às 8h30 na Associação Beneficente Campineira, no Bairro São Marcos, com a caminhada até o CEU Vila Esperança onde haverá acolhimento e atividades. No período da tarde, das 13h às 15h, acontece a atividade “Semeando Paz”, no CEU Vila Esperança, com atividades gerais e roda de conversa sobre Cultura de Paz e Inclusão. 

 

No sábado, dia 21 de setembro, está marcada a atividade “Plantando Paz e Inclusão”, em comemoração ao Dia Internacional da Paz, que é celebrado em 21 de Setembro. Haverá atividades com a população sobre inclusão e preservação do meio ambiente com o plantio da “Moringa da Paz”. O horário será das 13h às 16h, na Pedreira do Chapadão. 

 

Seminário 

A semana de mobilização inclui ainda um Seminário de Imersão na Cultura de Paz, que será realizado na terça-feira, dia 24, no Salão Vermelho da Prefeitura. A abertura será às 8h30 com a presença do presidente do Compaz, Mostafa Bartar Isfahani; da secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos e Eliane Jocelaine Pereira. 

 

O seminário contará com palestras sobre “Pensamento Filosófico e sua Influência na Cultura de Paz” com o professor e doutor Álvaro César Iglesias, seguida da “Revelações Progressivas das Religiões e a Cultura de Paz” com o professor e doutor Luis Henrique Beust, na parte da manhã e, no período da tarde, com mais duas apresentações: “A Evolução Científica e Cultura de Paz”, com o professor doutor Carlos Alberto Ferrari e a “Cultura de Paz nas Expressões Artísticas” com o professor e doutor João Francisco Régis de Moraes. As palestras são gratuitas e abertas ao público. 

 

Nos dias 24, 25 e 26 de setembro, de terça-feira a quinta-feira, haverá a “Cultura de Paz na 25a Mostra dos Programas de EJA-Fumec (Educação de Jovens, Adultos e Idosos). Será uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos. Os trabalhos podem ser vistos na Estação Cultura. 

 

Na sexta-feira, dia 27 de setembro, das 13h às 17h, haverá o “Diálogo sobre Cultura de Paz”, uma reunião aberta do Compaz a todos os interessados no diálogo, propostas e construção da Cultura pela Paz. Será na Casa dos Conselhos, na Rua Ferreira Penteado, 1331, Centro. 

 

Marcha 

Para fechar a semana, dia 28 de setembro, a partir das 9h30, haverá a Marcha pela Paz e Diálogos Culturais e Religiosos”, na praça Marechal Floriano, no Centro estendendo-se com apresentações culturais e religiosos na praça Rui Barbosa (atrás Catedral Metropolitana). 

 

O Compaz é vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos. O conselho está em seu segundo ano de funcionamento e é composto por conselheiros representantes de Movimentos e Organizações da Sociedade Civil e de Conselheiros do Poder Publico Municipal. As atividades da Semana Pela Paz tem o apoio dos diversos segmentos da Sociedade Civil que compõe o Conselho além das diversas Secretarias e Órgãos da Prefeitura de Campinas.

 

 

Programação Geral:

Dia: 20/Set (Sexta-feira)

08h30 – “Caminhada pela Paz, com “Rede Abraço” e “Semeadoras da Paz”.

Local: Concentração na Associação Beneficente Campineira( Rua Dr. Luiz Aristeo Nucci, 163 – Bairro São Marcos) com caminhada até o CEU Vila Esperança (Rua André Grabóis, s/n), onde haverá acolhimento e atividades. Encerramento 11 horas.

13 às 15 horas – “Semeando Paz”

Local: CEU Vila Esperança – atividades gerais e Roda de Conversa sobre Cultura de Paz e Inclusão.

 

Dia: 21/Set (Sábado) 

“Plantando Paz e Inclusão” e comemoração do “Dia Internacional da Paz”

atividades com a população sobre inclusão e preservação do meio ambiente.

Plantio da “Moringa da Paz”

13 às 16 horas

Local: Pedreira do Chapadão (próximo ao Parquinho Inclusivo)

 

Dia: 24/Set (Terça-feira)

“Seminário de Imersão na Cultura de Paz”

Local: Salão Vermelho da Prefeitura Municipal de Campinas (Av. Anchieta 200, Centro)

08h30 – Acolhimento e Abertura

Mostafa Bartar Isfahani (Presidente do COMPAZ)

Eliane Jocelaine Pereira (Secretária Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos)

09h30 – O Pensamento Filosófico e sua influência na Cultura de Paz

Prof. Dr. Álvaro César Iglesias

11h00 – Revelações Progressivas das Religiões e a Cultura de Paz

Prof. Dr. Luis Henrique Beust

12h30 – Intervalo para almoço

14h00 – A Evolução Científica e a Cultura de Paz

Prof. Dr. Carlos Alberto Ferrari

15h30 – A Cultura de Paz nas Expressões Artísticas

Prof. Dr. João Francisco Régis de Moraes

17h00 – Encerramento

 

Dias : 24, 25 e 26/Set – (Terça à Quinta-feira)

“Cultura de Paz na 25ª Mostra dos Programas de EJA-FUMEC” (Educação de Jovens, Adultos e Idosos) Exposição de trabalhos realizados pelos alunos.

Dia 24, 19h00 (abertura da Mostra e atividade cultural);

Dias 25 e 26, 09 às 21h30 (exposição dos Trabalhos e atividades culturais)

Local: Estação Cultura

(Praça Marechal Floriano, s/n)

 

Dia 27/Set (Sexta-feira)

13 às 17h00 – “Diálogo sobre Cultura de Paz”

Reunião Aberta do COMPAZ-Conselho Municipal da Cultura de Paz

(aberta a todos interessados no Diálogo, Propostas e Construção da Cultura de Paz)

Local: Casa dos Conselhos

Rua Ferreira Penteado, 1331

Centro – Campinas – SP

 

Dia 28/Set (Sábado)

“Marcha Pela Paz e Diálogos Culturais”

Local: 09h30 – Inicio da Marcha na Estação Cultura (Praça Marechal Floriano, s/n)

10h30 – Término com Participação e Apresentações Culturais na Praça Rui Barbosa

(atrás Catedral Metropolitana)