Connect with us

Nossa Cidade

Semeia 2019 – Vigilância em Zoonoses abre as portas para estudantes

 

As atividades da Semana do Meio Ambiente – Semeia 2017 – continuam nesta sexta-feira, 7 de junho, em várias regiões da cidade. Visita a Borboletário e a ONG animal, plantio de mudas, teatro, dança circular, caminhada e exposição são algumas delas. 

 

Um dos destaques de hoje foi a primeira edição do programa Unidade de Vigilância em Zoonozes de Portas Abertas, que recebeu alunos da EMEF Sylvia Simões Magro na sede do órgão, no Jardim Chapadão. O evento teve por objetivo ofertar à escola um espaço de aprendizado e conhecimento em relação aos serviços da UVZ na cidade, por meio atividades e palestras.

 

O passeio foi dividido em três partes: primeiramente, receberam orientações sobre como evitar acidentes com animais peçonhentos, aprendendo a como lidar com a situação tanto no ambiente escolar, quanto em casa. Na segunda estação, eles passaram pelos laboratórios, onde puderam analisar espécies como aranhas, insetos e escorpiões nos microscópios da UVZ. A excursão se encerrou  com uma visita à ” caverna do morcego”, uma adaptação do local para se parecer com o habitat do animal e explicar sua importância, os riscos de transmissão de doenças, como a raiva, e como lidar com eles.

 

“A gente está aprendendo a lidar com esses animais, conhecendo eles.” diz Rayane Almeida Pereira, de 10 anos, aluna do 5° ano da EMEF. ” Eles estão perdendo o medo através do conhecimento, Estão compreendendo a realidade e correspondendo a ela de forma adequada. Eles aprendem mais com esse tipo de atividade” , conta Carlos Eduardo Carneiro, professor da EMEF.   

 

Programação

 

A programação da Semeia prossegue até o próximo domingo, dia 9, com atividades gratuitas na Pedreira do Chapadão, Bosque dos Jequitibás, Mata de Santa Genebra, Praça do Coco, entre outros. Para conferir a agenda, basta acessar http://ambientecampinas.wixsite.com/semeia2019 .

 

Desde a segunda-feira (3), uma série de atividades foram desenvolvidas em várias regiões de Campinas para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente.

 

A Semeia 2019 envolve o trabalho de uma equipe multidisciplinar da Prefeitura de Campinas, coordenada pelo Gabinete do Secretário da SVDS. Conta também com a parceria dos seguintes órgãos e instituições: Mackenzie Campinas, PUC Campinas, Unicamp, Sanasa, Senac, Arie Mata de Santa Genebra, Praça do Coco, Poyato Recicla, Embrapa Territorial, Lar dos Velhinhos de Campinas,Urban Sketchers, Eco’s Bikers, Associação Amigos dos Animais de Campinas e Sociedade Brasileira de Espeleologia .

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com