fbpx

Semeia prossegue com programação para todos os gostos e idades nesta 5ª

Visita ao Borboletário da Mata Santa Genebra, caminhada com coleta de recicláveis, castração de cães e gatos, festa junina, exposição sobre zoonoses e arboviroses, palestra e ginástica são algumas das atividades previstas para esta quinta-feira, 6 de junho, dentro da programação da Semana do Meio Ambiente – Semeia 2019. 

 

O programa teve início na segunda, dia 3, e se estende até o próximo domingo. Ao todo, são 172 atividades diversas realizadas em várias regiões da cidade para atingir o maior número possível de participantes. Para conhecer a programação completa, basta acessar http://ambientecampinas.wixsite.com/semeia2019.


Com o tema “Educar, preservar e proteger: acima de tudo, a vida!”, a Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS), coordenadora do programa, quer chamar a atenção para a importância da educação da sociedade para a preservação e proteção de todas as formas de vida no planeta.

 

“Nós achamos que a questão mais estratégica é a ampliação da consciência da sociedade sobre sustentabilidade, meio ambiente, em especial, ao valor intrínseco a todas as formas de vida nesse momento em que a gente tem um ritmo acelerado da perda da biodiversidade, com a extinção de espécies. Queremos chamar atenção da sociedade sobre a importância da vida e que não há vida sem o meio ambiente preservado, recuperado”, explica o secretário da SVDS, Rogério Menezes.

 

Atividades

 

Entre as ações programadas pela Semeia 2019 estão a circulação de laboratório móvel sobre uso consciente da água, estande sobre zoonoses, cinema com temática ambiental, apresentação teatral, castração de animais, exposição, palestra, capacitação sobre febre maculosa, caminhada, visita ao Borboletário da Mata de Santa Genebra, apresentações artísticas e culturais, homenagens  a personalidades socioambientais, entre outras atividades, estão na programação que será divulgada ao longo desta semana no Portal da Prefeitura de Campinas.

 

A Semeia 2019 envolve o trabalho de uma equipe multidisciplinar da Prefeitura de Campinas, coordenada pelo Gabinete do Secretário da SVDS. Conta também com a parceria dos seguintes órgãos e instituições: Mackenzie Campinas, PUC Campinas, Unicamp, Sanasa, Senac, Arie Mata de Santa Genebra, Praça do Coco, Poyato Recicla, Embrapa Territorial, Lar dos Velhinhos de Campinas,Urban Sketchers, Eco’s Bikers, Associação Amigos dos Animais de Campinas e Sociedade Brasileira de Espeleologia .