Connect with us

Nossa Cidade

Seminário no Paço Municipal discute combate ao feminicídio em Campinas

Seminário no Paço Municipal discute combate ao feminicídio em Campinas

O Salão Vermelho do Paço Municipal (Av. Anchieta, 200 – Centro) será palco nesta terça-feira, dia 23, das 9h às 12h, do seminário “Todos Contra o Feminicídio”, com participação de representantes do Ceamo e da Guarda Municipal, além de Thamiris Gomes Smania, doutoranda em Saúde Coletiva na área de Epidemiologia de Mortes Violentas pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, e da major PM Soraya Jorge Santana, coordenadora operacional do 48º BPMI (Batalhão de Polícia Militar do Interior). O evento é parte da Semana Municipal de Combate ao Feminicídio.

“O feminicídio é uma realidade que desafia as sociedades em todo o mundo. Apesar de sua persistência, não é uma condição inalterável, mas um problema social que pode e deve ser combatido. O feminicídio é alimentado por uma complexa mistura de fatores culturais, sociais e estruturais que perpetuam a desigualdade de gênero. É por isso, que a luta contra o feminicídio deve ser inclusiva, engajando todos os setores da sociedade: governos, instituições educacionais, mídia, e, sobretudo, indivíduos”, afirmou a secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Vandecleya Moro.

Campinas registrou três feminicídios este ano, sete em 2022, cinco em 2021 e sete em 2020. A Semana Municipal de Combate ao Feminicídio foi instituída pela lei 15.848 de 2019 e tem como propósito conscientizar a sociedade sobre esse problema. A data escolhida marca o aniversário do feminicídio de Thaís Fernanda Ribeiro.

Quem foi Thaís Fernanda Ribeiro

Thaís Fernanda Ribeiro morava no bairro Vila San Martin, na Região Norte de Campinas. Tinha 21 anos quando foi assassinada pelo namorado, em 10 de maio de 2019.

Thais Fernanda Ribeiro trabalhava como operadora de caixa de um supermercado em Barão Geraldo. O assassinato dela gerou grande comoção em Campinas, especialmente na Região Norte da cidade, onde ela vivia.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com