Connect with us

Nossa Cidade

Seplurb promove palestra sobre Análise Automatizada de Projetos Verticais

A Secretaria Municipal de Planejamento Urbano (Seplurb) realiza nesta segunda-feira, 25 de janeiro, uma palestra para os técnicos da Prefeitura de Campinas que atuam nas áreas de análise de projetos urbanísticos. Os profissionais estão reunidos no Salão Vermelho do Paço Municipal para conhecer o sistema BIM (Building Information Modeling), um modelo de informações de construção que possibilita transformar as análises de projetos físicos em digitais.  

A exposição “BIM, cidades, impactos e oportunidades”  é do gerente da empresa GV BIM, Guilherme Valente, que atua na área de projetos, treinamentos e consultoria. Na palestra, Valente vai explicar como a Prefeitura poderá usar a tecnologia BIM para licenciar projetos arquitetônicos.

De acordo com o secretário da Seplurb, Renato Mesquita, para compatibilizar o Sistema BIM para aprovação de projetos será preciso usar os parâmetros da Lei de Parcelamento, Ocupação e Uso do Solo (LPOUS) e do Plano Diretor Estratégico do município. 

“Com os parâmetros legais inseridos na plataforma BIM, o sistema compara as informações disponíveis na plataforma com o projeto enviado pelo profissional de arquitetura. Além disso, automaticamente, faz o cruzamento entre os dados dos projetos com a nossa base de dados inserida no programa BIM, identificando possíveis erros nos projetos,“ explica. 

Em linhas gerais o sistema BIM é a virtualização da construção. Um conjunto de informações geradas e mantidas durante todo o processo de construção de um edifício desde o planejamento até a fase de construção, operação e/ou manutenção dessa edificação. 

Oficina

Após a palestra, os técnicos da Prefeitura que atuam na aprovação de projetos vão participar de uma Oficina de Diagnóstico. O objetivo é analisar os fluxos atuais para identificar as dificuldades que geram lacunas no desempenho de análise de projetos. 

A partir desse levantamento será possível definir novos objetivos e metas, identificar os problemas de capacitação e construir estratégias capazes de preencher essas lacunas para garantir cada vez mais celeridade e transparência na aprovação de projetos pela Seplurb.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com