Nossa Cidade
Serviço de Abordagem Social de Pessoas em Situação de Rua totaliza 285 atendimentos
De 5 a 9 de janeiro, o Serviço de Abordagem Social de Pessoa em Situação de Rua realizou ações em todas as regiões de Campinas. A área central teve maior concentração. As equipes fizeram a abordagem diretamente nos territórios, como ruas, praças e locais de grande circulação, totalizando 285. O trabalho envolveu escuta qualificada, orientação e encaminhamentos para saúde, assistência social e documentação civil. Quando necessário, as equipes fizeram contato com familiares e organizaram recâmbio, isto é, retorno à cidade de origem.
No período, o Centro registrou o maior volume de atendimentos em campo. Foram 197 abordagens somadas ao longo da semana. As equipes também fizeram registros de acompanhamentos e articulações com a rede. Na região central, além das abordagens, as equipes fizeram encaminhamentos para o Centro Pop para atualização do Cadastro Único e acesso à higienização.
Também houve articulações com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e com o Consultório na Rua. As equipes solicitaram certidões pelo Centro de Integração da Cidadania (CIC). Houve contatos com o albergue municipal, o Samim, e com cartórios de Campinas, Poços de Caldas (MG), Curitiba (PR) e Valinhos (SP). As equipes entregaram passes e fizeram agendamentos no Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD). No entorno, ocorreram 18 abordagens, atendimentos em grupo operativo e encaminhamentos ao Departamento de Assistência Social (DAS) Sul e ao cartório de Campinas.
A região Sul registrou 30 abordagens. As equipes fizeram dois acompanhamentos, agência bancária e Carteira Nacional do Artesão (CNAR), e 20 articulações com a rede. Houve atendimentos na sede, respostas a solicitações 156, buscas ativas e contatos com familiares. Também houve grupo operativo e encaminhamentos para a Defensoria Pública do Estado (DPE), Cartório de Registro Civil, Centro Pop, IIRGD e hospital.
Na região Norte, as equipes realizaram 7 abordagens. Houve atendimentos na sede e contato com o Samim. As equipes fizeram encaminhamentos ao Poupatempo para emissão de documentação, Carteira de Identidade Nacional (CIN), e para atualização do Cadastro Único. Também houve fornecimento de passes e tratativas com CIC e INSS.
Na região Leste, o trabalho registrou 9 abordagens e 6 plantões. As equipes fizeram encaminhamentos para Cartório Civil, Poupatempo e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Antônio Orlando. As equipes também realizaram agendamentos de CIN.
Na região Sudoeste, as equipes fizeram 4 abordagens. Houve buscas ativas, articulação com família, três solicitações 156 e encaminhamento para Cadastro Único. As equipes fizeram mapeamento socioassistencial em diversos bairros. Também houve articulação com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Nelson Mandela.
Na região Noroeste, as equipes somaram 20 abordagens. Houve encaminhamentos e retiradas de CIN, buscas ativas e agendamentos. As equipes fizeram mapeamento territorial em bairros como Jardim Maracanã, Jardim Campos Elíseos, Vila União e Parque Tropical.
As ações envolveram articulação contínua com a rede socioassistencial e intersetorial. A rede incluiu Consultório na Rua, CAPS Álcool e Drogas (CAPS AD) e CAPS AD III, unidade de atenção 24 horas, Centro Pop, Cras, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Samim e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Também houve demandas de documentação civil via CIC, cartórios e Poupatempo, além de encaminhamentos à DPE e ao INSS. Ao todo, foram 48 atendimentos em sede no período.
Para solicitar abordagem social e encaminhamentos à rede, a população pode acionar o Serviço de Abordagem Social de Pessoa em Situação de Rua pelo telefone 156.