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Servidores aprovam o Lidera, programa de mentoria da Prefeitura

Os servidores estão aprovando o Lidera, programa de mentoria desenvolvido pela Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, para gestores da Prefeitura de Campinas. São dois grupos – um de secretários e diretores – e outro com coordenadores, chefes de setor e outros profissionais com cargos de liderança.

Serão 13 encontros para cada grupo, de março a junho. Para o segundo semestre, estão previstas outras duas turmas.

De acordo com Victor Lobo, da equipe do GentiLab (Laboratório de Inovação em Gestão de Pessoas), no primeiro encontro, os grupos conversaram sobre o cronograma de atividades, o formato da mentoria e os temas que serão tratados durante o programa. “Também fizemos uma dinâmica para os participantes se conhecerem e o compartilhamento de histórias relacionadas ao tema liderança”, disse.

Ainda segundo Lobo, o objetivo do Lidera é identificar quais são as competências que os gestores possuem e quais são aquelas que necessitam ser desenvolvidas.

Filipe Mello, da Secretaria Municipal de Educação, é um dos participantes do programa e diz que o motivou a participar foi poder desenvolver ferramentas para melhorar enquanto gestor. “Gostei da ideia de mentoria e de sempre ter uma ferramenta que possa ajudar no tema da aula. Em relação ao primeiro encontro, gostei bastante, me senti acolhido e estou animado.”

No outro grupo, o secretário de Gestão e Controle, André von Zuben, também aprova a iniciativa. “É uma oportunidade de adquirirmos mais conhecimento e assim aprimorarmos a gestão pública. Um diferencial do programa é a troca de experiências entre gestores de vários setores da Administração Municipal.”

Formato

O Lidera é um programa de mentoria em grupo. Os mentores serão os próprios gestores que, depois de receberem orientações técnicas sobre as ferramentas de liderança, vão compartilhar sua experiência de gestão para cada tema pré-definido.

O programa será desenvolvido em três temas: – autoliderança (metas pessoais, valores pessoais e profissionais, autoconhecimento e equilíbrio emocional); – gestão de equipes: comunicação com a equipe, feedback, análise de perfil comportamental da equipe e gestão de conflitos; e – ferramentas de gestão (gestão do tempo, ferramentas de diagnóstico e análise de cenários, planejamento estratégico e análise de processos).

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