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Servidores concluem curso que visa reduzir burocracia no serviço público

 

A Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS), órgão ligado à Secretaria de Recursos Humanos da Prefeitura de Campinas, concluiu nesta quarta-feira, dia 17 de abril, o curso “Uma transformação Lean na administração pública – Introdução ao Lean Thinking, mapeamento de fluxo de valor e pensamento A3” no Plenário da Câmara Municipal. A capacitação, que totalizou 28 horas, distribuídas em quatro encontros, atingiu 35 servidores.

 

 

O sistema Lean pode ser entendido como uma filosofia de gestão focada na redução de desperdícios – de tempo, transporte, movimentação e defeitos, entre outros itens do processo produtivo. É derivado de métodos criados pela indústria automobilística e tem como consequência, também, a redução de custos.

 

 

O curso oferecido pela EGDS teve como objetivo apresentar conceitos e ferramentas da metodologia para utilização no dia a dia do servidor público. O objetivo é habilitar os participantes para que efetuem a aplicação prática de Lean em processos atuais da administração pública, a fim de diminuir a burocracia.

 

 

Durante os encontros, o instrutor Sivaldo Donizetti Teodoro abordou os seguintes temas: introdução ao Lean Thinking, conceitos e dinâmicas, mapeamento de fluxo de valor Estado atual – aplicação prática, desenho do Estado futuro e A3 – aplicação prática e apresentação de resultados dos trabalhos e conclusão.

 

 

Marisa Cordoba Amarantes, coordenadora da EGDS, falou da importância do curso, voltado para ajustar a burocracia e os índices de trabalho. “Estamos buscando ensinar formas de simplificar processos e melhorar o valor agregado ao cidadão”, apontou.

 

 

O instrutor ressaltou que o curso é uma ferramenta para a desburocratização da administração pública. “É importante perceber: qual o problema que eu quero resolver? E qual o processo para melhorar? Temos que olhar para o problema de uma outra forma”, avaliou o professor, que usou cases durante as aulas e considerou o curso muito produtivo.

 

 

Natalia Welba, funcionária da Secretaria de Educação, já começou a colocar em prática os ensinamentos do curso. E testemunhou: “eu não esperava que esse aprendizado faria tanta diferença no trabalho, no dia a dia, em relação a enxergar os processos de uma outra forma e propor melhorias para o serviço público”.

 

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