Connect with us

Nossa Cidade

Servidores da área ambiental fazem visita técnica ao Vale do Paraíba

Nesta quinta-feira, 25, técnicos da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (que compõem o Programa RECONECTA RMC e Núcleo Rural), da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, da Fundação José Pedro de Oliveira – FJPO e da ONG ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade fizeram uma visita técnica na associação sem fins lucrativos Corredor Ecológico do Vale do Paraíba.

 

O trabalho do Corredor Ecológico do Vale do Paraíba foi inspirador para a definição das Linhas de Conectividade estabelecidas no Plano Municipal do Verde, que indicam quais locais deverão ser recuperados a fim de  integrar os fragmentos para a formação de corredores ecológicos no município. O objetivo da visita foi a troca de experiências sobre a implantação de Corredores Ecológicos e garantia da conectividade da biodiversidade, especialmente a relação com os proprietários rurais que disponibilizam as áreas para a recuperação florestal. 

 

Associação Corredor Ecológico do Vale do  Paraíba

Constituída em 2009 como associação sem fins lucrativos, a entidade é responsável pela implementação da iniciativa Corredor Ecológico do Vale do  Paraíba que, por meio de parcerias empresariais, governamentais e não governamentais, tem por objetivo reconectar mais de 150 mil hectares de floresta na porção paulista da bacia do Rio Paraíba do Sul. A meta é reconexão das áreas florestais em conjunto com programas direcionados ao fortalecimento social, econômico, cultural e educacional dos habitantes do vale.

 

O grupo de servidores também visitou a Fazenda Coruputuba, localizada no município de Pindamonhangaba, para conhecer uma experiência de produção no modelo de Sistemas Agroflorestais – SAF como alternativa de exploração econômica de maneira sustentável por proprietários rurais. A Fazenda tem sua história fortemente relacionada com o inicio da produção de papel e celulose no Vale do Paraíba, mas hoje está dedicada à produção de produtos orgânicos via Sistemas Agroflorestais e lidera um movimento cooperativo entre os produtores orgânicos agroflorestais da região como meio de fortalecimento da produção.

 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com