Connect with us

Nossa Cidade

Servidores municipais recebem certificado “Anjos da Prevenção”

Servidores municipais recebem certificado "Anjos da Prevenção"

Servidores da Prefeitura de Campinas receberam nesta segunda-feira, 19 de dezembro, o certificado “Anjos da Prevenção” após participarem de uma capacitação feita em parceria com o Instituto Freemind e Issup Brasil, órgãos internacionais especializados em prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas. O objetivo da capacitação foi tornar os servidores agentes de prevenção e de atendimento a pessoas que desenvolvem dependência química ou têm familiares que fazem uso de álcool e outras drogas.

Mais de 400 servidores finalizaram a capacitação, que foi composta por sete cursos, mais a participação no Congresso do Freemind, realizado em Campinas. Na solenidade realizada no Salão Vermelho da Prefeitura de Campinas, 60 servidores receberam o certificado.

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, ressaltou a complexidade do problema das drogas e a importância de profissionalizar as ações. “Essa capacitação traz uma visão mais profissional, mais técnica e baseada em evidências. Agradeço muito aos servidores que participaram e que vão ajudar muitas pessoas”, afirmou o prefeito.

Segundo o coordenador nacional do Freemind e presidente do Issup Brasil, Paulo Martelli, esse projeto-piloto, único no mundo, é baseado no tripé pesquisa, capacitação e comunicação. “Os resultados desse projeto estão sendo acompanhados por entidades internacionais para embasar políticas públicas. Prevenção não é uma ação pontual, é um processo”, explicou Martelli.

Para a secretária de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Vandecleya Moro, o retorno dos servidores públicos que fizeram a capacitação está sendo muito positivo. “Esses cursos foram feitos com muito embasamento técnico e será fundamental para alcançar a comunidade para o trabalho de prevenção e atendimento”, afirmou a secretária.

Também participaram da solenidade representantes de outras secretarias envolvidas no projeto-piloto, como o secretário de Saúde, Lair Zambon, a secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Eliane Jocelaine Pereira, a comandante da Guarda Municipal de Campinas, Maria de Lourdes Soares, Mário Marcelo, da Secretaria de Educação, além do vereador Luiz Carlos Rossini.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com