Connect with us

Nossa Cidade

Sessão solene na Câmara celebra o mês de prevenção contra as drogas

Sessão solene na Câmara celebra o mês de prevenção contra as drogas

A Câmara Municipal de Campinas foi palco na manhã desta segunda-feira, dia 26 de junho, de uma sessão solene em comemoração ao Dia Internacional de Combate às Drogas, celebrado na mesma data. Participaram do ato Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos; Marilda Martins, da Coordenadoria de Prevenção ao Uso de Drogas (CPUD); e representantes do legislativo municipal.

“Conclamo que nós possamos ser multiplicadores de uma política pública efetiva e que venha, sim, trazer força e poder para que todos nós, jovens, adultos e idosos, todos possamos dizer não ao uso de drogas”, afirmou Vandecleya Moro. Ela acrescentou: “eu proponho que nessas discussões nós não procuremos culpados, mas que nós nos tornemos responsáveis por dizer não”.

Programa Recomeço

De janeiro a maio de 2023, um total de 172 pessoas foram atendidas pelo Programa Recomeço, uma parceria entre o governo do Estado e a Prefeitura de Campinas. O serviço oferece tratamento gratuito e voluntário para dependentes químicos maiores de 18 anos, com 76% sendo população em situação de rua (130). Em termos de gênero, 161 (94%) eram homens e 11 eram mulheres. 

De janeiro a maio, foram realizadas 19 reuniões, rodas de conversa e palestras, além de diversas ações com parceiros, visando sensibilizar e educar o público sobre a prevenção ao uso de drogas.

A CPUD realizou um total de 1.412 atendimentos gerais durante este período, incluindo os atendimentos do Programa Recomeço. Esses atendimentos foram para pessoas que procuraram algum tipo de tratamento para a dependência química, além de ações educativas e preventivas.

Segundo dados da Polícia Civil, foram registradas em Campinas, até o mês de abril deste ano, 481 ocorrências de porte de entorpecentes. Em 2022, foram 1.307 ocorrências e, em 2021, 1.260 ocorrências. De acordo com a mesma base de dados, em 2023, até abril, a média mensal foi de 120 ocorrências, o que conota uma tendência de alta em relação aos anos anteriores. Em 2022, a média mensal foi de 109 ocorrências e, em 2021, 105 ocorrências.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com