Connect with us

Nossa Cidade

Show virtual do Dia Internacional do Jazz abre 3º Fórum Campinas pela Paz

A Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas abre a 3ª edição do Fórum Campinas pela Paz com o show do Dia Internacional do Jazz (International Jazz Day). O evento foi adaptado para formato virtual devido à pandemia da Covid-19. O festival é organizado pelo Instituto Internacional de Jazz Herbie Hancock, de Washington (D.C.), em parceria com a Unesco. As apresentações poderão ser vistas  a partir das 16 horas (no horário de Brasília), desta quinta-feira, dia 30 de abril, pelo site http://jazzday.com .

Embaixador do International Jazz Day da Unesco, considerado um dos mestres do jazz, Herbie Hancock comandará a apresentação. A secretária Eliane Jocelaine Pereira foi convidada pelo Instituto a participar dessa celebração. Sua contribuição contou com a gravação de uma canção ao lado do músico Paulo Calasans,  que integrou a banda do músico Djavan na década de 1980.

Todos poderão conferir as apresentações, incluindo a participação da secretária de Campinas, acessando diretamente o site http://jazzday.com.

“O momento atual, além de uma crise de saúde e econômica tem como fundo,  no Brasil continental,  uma crise de Direitos Humanos, que evidencia, ainda mais, as desigualdades sociais no país. Assim, a importância da promoção da Cultura de Paz e a garantia de Direitos Humanos se destaca”, avaliou Eliane Jocelaine.

De acordo com a secretária, a solidariedade deve ser sistêmica e compreendida como ponto de ruptura das desigualdades sociais. “Desse modo, em um momento de emergência, além dos cuidados de saúde, temos a oportunidade de refletir sobre a necessidade de transformar nossas atitudes para uma melhor convivência e transformar o mundo. Por isso espero que todos participem conosco deste movimento #campinaspelapaz”, evidenciou.

International Jazz Day

O International Jazz Day 2020 será  transmitido ao vivo pelo site http://jazzday.com .Além da apresentação de  Herbie Hancock  o festival contará com apresentações de Marcus Miller, Lang Lang, Charlie Puth, Cécile McLorin Salvant, John McLaughlin, Dianne Reeves, Dee Dee Bridgewater, Sibongile Khumalo, Alune Wade, John Beasley, Ben Williams, Lizz Wright, John Scofield, Igor Butman, Evgeny Pobozhiy, Youn Sun Nah, A Bu, Jane Monheit e Joey DeFrancesco, entre outros.

A Unesco e o Instituto de Jazz Herbie Hancock fizeram um apelo a esses artistas para criar mensagens de vídeo, gravações de áudio e outras expressões de participação para mostrar solidariedade a todos os afetados pela pandemia.

Fórum

A terceira edição do Fórum Campinas pela paz terá continuidade com mesas de debates e apresentações culturais que ocorrerão entre os meses de maio a dezembro e também poderão ser acompanhadas virtualmente. Os temas englobam a nova realidade vivida pela população mundial, com reforço nas questões de educação sem violência, diálogo intercultural, aprender a viver juntos, entre outros.

O Fórum também irá buscar privilegiar artistas e produtores de cultura locais para que possam fomentar suas atividades nesse período de pandemia, a partir das temáticas de Direitos Humanos e Cultura de Paz.

Juntamente com o Fórum, a Secretaria desenvolverá outras ações. A primeira delas será a criação da Central de Direitos Humanos para facilitar o diálogo com as pessoas sobre as questões de violência. Outra ação inclui uma parceria entre a Prefeitura, a Unicamp e o Ministério Público do Trabalho da 15ª Região para um projeto de fomento para produção de máscaras de tecido por um público vulnerável.

Fonte: Prefeitura de Campinas

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com