Connect with us

Cultura & Lazer

Silêncio é tema de espetáculo de dança no Centro Cultural Casarão

Para o escritor moçambicano Mia Couto, “todo o silêncio é música em estado de gravidez”. Opinião parecida tem o premiado Grupo Dançaberta, de Campinas, que, na recente montagem, resolveu investigar as inúmeras possibilidades do silêncio. O resultado da pesquisa foi batizado de “Resvala em Silêncios”, que estará em cartaz sábado, dia 26 de agosto, às 20h, e domingo, dia 27 de agosto, às 19h, no Centro Cultural Casarão, em Campinas. Além das apresentações, haverá a realização de uma oficina sobre o processo de criação do espetáculo. Todas as atividades são gratuitas.

A montagem se faz com os bailarinos Ayumi Hanada, Bruno Harlyson, Cléo de Paula, Flávia Pinheiro e Robson Lourenço, sob a direção de Júlia Ziviani, coreógrafa e docente do Instituto de Artes da Unicamp, com assistência de Cléo de Paula e Júlia Ferreira. O espetáculo tem o apoio do Prêmio ProAC Circulação de Espetáculo de Dança (Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo).

A produção nasceu de uma inquietação da diretora. Na época, Júlia estava fascinada com a leitura de “As formas do Silêncio”, de Eni Puccelli Orland. “Não há silêncio na atualidade. Isso só, já era motivo suficiente para tratar desse assunto. Contudo, a partir desse livro, tive a constatação que nos faltam calma e silêncio interior. O ruído interno chega a ser maior do que o externo, principalmente quando percebemos o corpo como soma (palavra grega que significa corpo total-físico, mental e espiritual). A nossa prioridade passou ser a de encontrar um espaço de tranquilidade no interior do nosso corpo, para assim aprendermos mais sobre nós mesmos, e na relação com o outro e com o meio ambiente”, destaca a diretora.

Para perceber e possibilitar o acesso aos sentidos, o espetáculo se vale de diferentes movimentos dos bailarinos, numa mistura entre explosão e recolhimento, tranquilidade e euforia. Soma-se a eles a trilha sonora original assinada por Marcelo Onofri, que, ao piano, em companhia de Eduardo Guimarães (acordeom), reforça pela linha melódica os diferentes tratamentos dados ao silêncio. Tudo isso distribuído em um espaço octogonal em que o público ocupa as quatro pontas da cena.

O Grupo

Em atividades há 17 anos, sob a direção da coreógrafa e docente Júlia Ziviani, o Dançaberta está vinculado ao Departamento de Artes Corporais da Unicamp. Formado por graduados e graduandos em Dança pela universidade, o grupo está focado na relação e na aplicabilidade de conceitos e princípios da educação somática na interpretação e na criação em dança. Destaque aos espetáculos Começar e Cutucar, vamos ver onde dá? (2009), Entre-meios (contemplado pelo ProAC Circulação, em 2011) e (Des)equilibrando Avessos (contemplado pelo ProAC Circulação, em 2016), bem como a Escondeus (contemplado pelo FICC, em 2013).

Serviço
Resvala em Silêncios, do Grupo Dançaberta

Quando: Sábado (26/8), às 20h, e domingo (27/8), às 19h
Onde: Centro Cultural Casarão (Rua Maria Ribeiro Sampaio Reginato, s/nº, Terras do Barão, em Barão Geraldo, Campinas/SP)
Classificação etária: 12 anos
Duração: 50 minutos

Oficina
Construção de estados corporais e processos criativos em dança
Domingo (27/8), das 14h30 às 16h30, no Centro Cultural Casarão
Objetivo: compartilhar alguns dos procedimentos usados para o levantamento de materiais criativos no processo de criação do espetáculo Resvala em Silêncios, que partem da sensibilização do esqueleto, de relações entre imaginação e movimento, e de improvisações em grupo.
Vagas: 25 pessoas
Indicação etária: maiores de 16 anos
Público-alvo: bailarinos, pesquisadores e pessoas interessadas no movimento
Inscrições gratuitas: https://www.facebook.com/events/119811985307450

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com