Connect with us

Nossa Cidade

Simpósio debate os temas Casas e Cidades Inteligentes na terça, 29

“Casas, Cidades e Cidadãos Inteligentes – Como Viver o Futuro”. Este é o tema do 4º Simpósio Polo Arqdec, que ocorre na próxima terça-feira, 29 de outubro, no auditório Dom Gilberto, no Campus I da PUC-Campinas. Neste ano, o evento também faz parte da programação do Campinas Innovation Festival 2019 e conta com uma lista de renomados palestrantes que vão debater, apontar caminhos, falar das tecnologias e inovações que já estão presentes no novo jeito de morar e viver dos cidadãos. As inscrições já estão abertas, mas as vagas são limitadas.

 

 

O evento conta com o apoio institucional da Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, e da PUC-Campinas. “O 4º Simpósio Polo Arqdec tem o objetivo de provocar e contribuir para apontar caminhos para esse novo jeito de morar que está muito mais inteligente, conectado, sustentável e autossuficiente”, destaca Henrique Metzner, da Hansa Iluminação e presidente do Polo Arqdec. “Já sabemos que a tecnologia é uma grande realidade da construção civil e os avanços recentes vêm trazendo cada vez mais facilidades para o dia a dia. Agora precisamos saber: como vamos usar todo esse conhecimento a nosso favor? É isso que vamos abordar no Simpósio”, completa.

 

 

Entre os palestrantes do Simpósio estão o renomado psicanalista Jorge Forbes, autor do programa TerraDois, da TV Cultura, que falará sobre “Como Viver em Terra 2? Um Novo Mundo, uma Nova Casa”. Os arquitetos Fernando Stickel e Sandra Pierzchalski trazem o assunto “O Poder Transformador da Arte”. Eles são da Fundação Stickel, que atua com a transformação de jovens e adultos de comunidades de São Paulo, por meio das artes visuais.

 

 

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas, André von Zuben, tratará do tema “Campinas Cidade Inteligente e Conectada”, mostrando os caminhos que levaram o município a receber este título nacional. No mês de setembro, Campinas foi premiada como a cidade mais inteligente e conectada do Brasil, em ranking elaborado pela Urban Systems e pela Sator e publicado pela revista Exame e pelo jornal Valor Econômico.

 

 

Já Greg Bousquet, arquiteto sócio-fundador da Triptyque Architecture, escritório de arquitetura franco-brasileiro especializado em projetos urbanos e sustentáveis, abordará o tema “Arquitetura Sensorial”. Em sua palestra, Marina Augusto, psicóloga e gestora de pessoas da Agerip, tratará do tema “Agerip: 43 anos ampliando a qualidade de vida da maturidade”.

 

 

Da Guardian Glass, Renato Sivieri falará sobre a “Revolução Transparente” e Luiz Paulo Andrade o tema “Arquitetura e Design, do Conceito à Execução”. Com o tema “A Sua Janela para um Mundo Melhor”, Fernando Andreatta, da Kömmerling, mostrará as inovações deste mercado.

 

 

A ArqTalk fica por conta dos profissionais de arquitetura Paulo de Tarso, Fabio Muzetti, João Jannini e Mel Godoy. “O tema Casa, Cidades e Cidadãos Inteligentes procura trazer à tona assuntos de fundamental importância nos dias de hoje. Que futuro queremos para nós, que futuro teremos em nossas casas e cidades? Sem uma compreensão da importância de temas de tal relevância, sem uma discussão aprofundada, enquanto cidadãos, atores e observadores não teremos as ferramentas adequadas para enfrentar os enormes desafios que o futuro impõe”, destaca o arquiteto e designer gráfico Paulo de Tarso.

 

 

O evento é focado em profissionais de arquitetura, construção, decoração, paisagismo, associados e estudantes de arquitetura. “O Simpósio é uma forma de interligar especialistas dos mais diversos segmentos. Acreditamos que conectar o ser humano com essas tecnologias fará toda a diferença no futuro profissional e no lugar que habitamos”, destaca Renata Podolsky, gerente executiva do Polo Arqdec e organizadora do evento.  O Simpósio tem patrocínio das empresas Guardian Glass e Kömmerling. 

 

 

Inscrições

O Simpósio é voltado principalmente para arquitetos, designers de interiores e estudantes. As inscrições estão sendo feitas no site https://www.poloarqdec.com. Para pessoas de outras áreas que tenham interesse em participar do evento, o Polo está disponibilizando algumas vagas. Para se inscrever, acesse o link de inscrições no site https://www.poloarqdec.com e clique no banner do evento.

 

 

Campinas Innovation Festival

O Simpósio faz parte da programação do Campinas Innovation Festival, que teve início no último sábado, 19 de outubro, e vai até o próximo dia 31 espalhando atrações culturais, seminários e workshops sobre empreendedorismo e inovação em vários locais da cidade.

 

 

Realizado por diversos parceiros, o Campinas Innovation Festival é promovido pela Fundação Fórum Campinas Inovadora (FFCi) em parceria com a Prefeitura de Campinas.

 

 

Sobre o Polo Arqdec

O Polo Arqdec iniciou suas atividades em 2003 com o propósito de criar um universo dinâmico e harmônico onde lojistas, arquitetos, engenheiros, decoradores e paisagistas pudessem gravitar em torno das mais modernas soluções para o morar bem. Possui em torno de 35 lojas associadas e mais de mil profissionais que atuam entre os mais diferentes estilos e tendências de mercado. O Polo Arqdec atua também incentivando o mercado regional de arquitetura, decoração e paisagismo com encontros, ciclo de palestras, viagens culturais e simpósios para a troca de conhecimento e assuntos de interesse comuns.

 

 

Serviço:

O que: 4º Simpósio Polo Arqdec – Casas, Cidades e Cidadãos Inteligentes – Como Viver o Futuro

Quando: 29 de outubro, terça-feira.

Horário: das 8h30 às 18h30.

Onde: Auditório Dom Gilberto, no Campus I da PUC-Campinas, na Rua Professora Ana Maria Silvestre Adade – Parque das Universidades, em Campinas.

Quanto: Gratuito, mas as vagas são limitadas mediante a cadastro realizado no site do Polo Arqdec www.poloarqdec.com

 

 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com