Connect with us

Cultura & Lazer

Simulação da corrida de carros antigos será dia 30 de julho no Chapadão

Esse passeio é para os aficionados por carros antigos. Trata-se da simulação de uma corrida de carros antigos que será realizada no domingo, dia 30 de julho, às 9h, no Chapadão, local onde ocorriam provas automobilísticas nas décadas de 1920 e 1930. O evento, batizado de “80 Anos da Volta do Chapadão” celebra o aniversário de conquista do piloto campineiro Benedicto Lopes na prova circuito Chapadão, em 1937.

A concentração será às 8h, na rua Santo Antônio Claret, próxima ao balão do Castelo. Após o circuito, cerca de 35 carros antigos restaurados e réplicas idênticas aos automóveis das décadas de 1920/30 seguirão em desfile até o Museu do Esporte, onde será aberta a Mostra Fotográfica “Benedicto Lopes: o Campineiro Voador – 80 anos da vitória no Chapadão”, para onde também irá o troféu recebido pelo antigo corredor àquela época.

O evento é promovido pelas Secretarias de Esportes e Lazer e de Cultura, em parceria com a Emdec, em comemoração ao mês de aniversário de Campinas. A atividade conta também com a participação da Polícia Militar, da Escuderia Chic-Carros Antigos de Competição e Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo.

Para o secretário de Esportes e Lazer, Dário Saadi, o evento é um importante momento para resgatar a história do automobilismo na nossa cidade. “É uma oportunidade de relembrar e homenagear nossas conquistas e pioneirismo”, afirma Dário.

Que foi Benedicto Lopes

Benedicto Moreira Lopes nasceu em Campinas em 11 de novembro de 1904. Era filho de um maestro e de uma dona de casa. Desenvolveu seu talento em mecânica e restauração de automóveis e, em 1934, teve a oportunidade de correr pela primeira vez no 2º Grande Prêmio do Rio de Janeiro, na Gávea. No ano seguinte, adaptou um Ford V8 para corridas e, com ele, disputou o 3º GP do Rio e a “I Volta do Chapadão”, em Campinas.

Em 1937, já com um Alfa Romeo, participou de duas provas em Portugal e venceu brilhantemente o GP de São Paulo, no Jardim América, e a “II Volta do Chapadão”. Por suas conquistas, Benedicto Lopes passou a ser chamado de “O Campineiro Voador”. A última prova de sua carreira aconteceu em 3 de abril de 1954, com vitória no “3º Circuito do Maracanã”, no Rio de Janeiro. Lopes morreu em 8 de agosto de 1989 e, por lei municipal, foi instituído o “Dia do Antigomobilista Benedicto Lopes”, sempre no último domingo de julho.
Volta do Chapadão

Programação

8h – concentração na rua Santo Antonio Claret, próximo ao Balão do Castelo
9h – largada para Prova de exibição comemorativa
10h – desfile de carros Antigos rumo ao Museu do Esporte de Campinas
10h30 – abertura da Mostra Fotográfica sobre o piloto no Museu do Esporte de Campinas

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com