Connect with us

Nossa Cidade

Sinfônica: Concerto de Natal leva 5 mil pessoas à Concha Acústica

A Magia do Natal tomou conta do público que foi ao concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, na calorosa tarde, começo de noite de sábado, 16 de dezembro, na Concha Acústica do Taquaral. A apresentação, que passou de mais de uma hora, emocionou a todos; a estimativa é de que 5 mil pessoas foram ao local. Famílias, amigos, gente de todas as faixas de idade ouviram, cantaram e aplaudiram os músicos, os quatro solistas, o Coro Contemporâneo, e o maestro Carlos Prazeres. 
 
O tema “Natale – Um Natal Italiano” foi aprovado pela plateia, que silenciava somente durante as árias de concerto (cena similar à ópera) e, em seguida aplaudiam e faziam barulho interagindo com o espetáculo. O concerto foi promovido pela Unimed Campinas, em parceria com a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
 
O prefeito de Campinas, Dário Saadi, foi ao concerto e destacou o apoio da Unimed à esta apresentação como também aos 12 shows de Natal que estão sendo realizados pela Prefeitura por toda Campinas. Ele agradeceu também o empenho de todos os músicos da Orquestra, que é um patrimônio da cidade. “Estamos um processo de concurso público para trazer integrantes a Sinfônica para que ela possa ficar cada vez mais especializada, intensa”.
 
A secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, agradeceu o patrocínio da Unimed e a presença do público. “A razão de ser do artista da Sinfônica e da Secretaria é poder trazer essas apresentações para vocês. É uma alegria enorme chegar ao final do ano tendo cumprido uma grande temporada da Sinfônica. Quem pode acompanhar nossos concertos populares como eruditos, tanto aqui na Concha, como no Teatro Municipal Castro Mendes, no Parque das Águas, no Ouro Verde, Campo Grande. Esta é uma orquestra pública, é de Campinas, da cidade de Carlos Gomes e é motivo de muito orgulho”.
 
Alexandra Caprioli ressaltou ainda que o maestro Carlos Prazeres deu “uma vida nova” à Orquestra, que no ano que vem completa 95 anos junto com os 250 anos de Campinas e se rejuvenesce a cada ano. 
 
O maestro Carlos Prazeres, com todo seu carisma, trouxe dinâmica a Sinfônica, aproximando ao coração dos campineiros. Durante todo o concerto ele explica didaticamente as peças, Neste concerto de Natal, ele falou um pouco de cada compositor Rossini, Puccini, Verdi, entre outras, como "Noturno da Ópera Condor", do brasileiro e mestre campineiro Carlos Gomes. “É um orgulho estar na cidade de Carlos Gomes”. 
 
A apresentação contou com a participação do Coro Contemporâneo de Campinas e a presença de quatro solistas convidados: a soprano Gabriela Pace, a contralto Edneia Oliveira, o tenor Jessé Bueno e o barítono Rodolfo Giugliani.
 
O diretor presidente da Unimed, o médico Gerson Muraro Laurito, disse que neste domingo, dia 17, a Unimed celebra o 53º aniversário. “Entendemos que este evento musical é de extrema importância; a música enaltece o espírito natalino e por isso estamos aqui hoje”, disse.
 
Os amigos Diego Abrantes, António Melo e Amanda Rodrigues levaram cadeiras de praia, salgadinhos, suco e água para aproveitarem o concerto do começo ao final. “Estamos preparados para ver algo mágico”, disse Antônio. Ele era de Pernambuco e, desde que se mudou para Campinas, diz acompanhar as apresentações da Orquestra. “Sempre me surpreende”.
 
Ana Paula Norberto e Roberta Rosa são de São Paulo e vieram a Campinas para um casamento. Antes de voltar à capital, pesquisaram na internet a agenda cultural da cidade e foram para a Concha Acústica assistir o concerto de Natal. “Posso dizer que vocês estão de parabéns em promover um concerto como este”, disse Ana. 
 
Caminhos dos Sonhos
 
A apresentação faz parte do Natal Caminhos dos Sonhos, organizado pela Prefeitura e Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic) com apoio de diversos patrocinadores. São eles: Diamond, AG Antecipa, Sanasa, Black, Caprem Construtora, Construtora Novolar, Gold, EMS, Good Bom, Patriani, Spani Atacadista, Tauste Supermercados, Ceasa, Silver, Passarelli, Cadre Engenharia, Restor, RDZ Empreendimentos, Germânica, Engenharia Metropolitana Ambiental, BDI Real State, GNO Empreendimentos e Construções, Bougainville, Supermercado Savegnago, Incorpi Incorporações Imobiliárias, Terrazul, Parque Alphaville, DBO Engenharia Ambiental, LG Mota Imóveis, Elemar Metal Mecânica e Soluções, Furlan Participações, Eletromídia, Tanks BR & Ágili, Gimma Engenharia e Pirelli.
 
Confira a programação completa no site https://www.natalcaminhosdossonhos.com.br/.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com