Connect with us

Cultura & Lazer

Sinfônica homenageia Maria Callas em concerto na Paróquia Santa Rita

Sinfônica homenageia Maria Callas em concerto na Paróquia Santa Rita

O centenário da cantora lírica Maria Callas será comemorado em concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. Sob regência do maestro Marcelo de Jesus, a Sinfônica apresenta o Concerto Gala Lírica “Callas 100 anos” com a soprano Raquel Paulin neste sábado, dia 13 de maio, às 18h, na Paróquia Santa Rita de Cássia. A entrada é franca e dispensa a retirada de ingressos.

Maria Callas, nascida em 2 de dezembro de 1923, será homenageada com árias de óperas que ficaram famosas em sua voz em seus mais de 30 anos de atividade. No programa, aberturas e árias das óperas “O Rapto do Serralho”, “La Cenerentola”, “Norma”, “La Sonnambula”, “Anna Bolena”, “Lucia di Lammermoor”, “O Barbeiro de Sevilha”, “La Forza del Destino” e “La Traviata”. 

Marcelo de Jesus, regente

Graduado em composição e regência pela Unesp, Marcelo de Jesus é um dos mais atuantes regentes brasileiros. É regente titular da Orquestra de Câmara do Amazonas e maestro adjunto da Amazonas Filarmônica.

Merecem destaque suas atuações na Ópera da Colômbia, e à frente da Amazonas Filarmônica, Orquestra Experimental de Repertório, Orquestra Sinfônica de Sergipe, Orquestra Sinfônica do Espírito Santo, Sinfônica de Rosário, Milano Classica, Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Orquestra Filarmônica de Goiás e Orquestra Sinfônica Brasileira como maestro convidado.

Em 2021, dentro do 23° Festival Amazonas de Ópera, regeu as estreias de “O Corvo” de Eduardo Frigatti, “Duas Flores” de Fernando Riederer, “L’attente” de Tatiana Catanzaro e “Ária dos Olhos” de Paulina Łuciuk. Abrindo o 24º Festival Amazonas de Ópera regeu “Il Tabarro” de Giacomo Puccini, inaugurando o corredor lírico do Norte. 

Atualmente, é consultor artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas.

Raquel Paulin, soprano

A soprano coloratura (que executa diversas notas em uma única sílaba) Raquel Paulin dedicou sua carreira ao longo de dez anos ao teatro musical. Formada pela Escola Municipal de Música de São Paulo, foi aluna de Walter Chamun, Laura de Souza e Rafael Andrade. 

Premiada em concursos como o Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas, Internacional de Canto Linus Lerner e vencedora do Primeiro Lugar do concurso da Orquestra Sinfônica do Bixiga, está firmando sua carreira na nova geração de cantores líricos, participando nos últimos dois anos de produções como Cartas Portuguesas, de João Guilherme Ripper sob direção de Jorge Takla e regência de Roberto Tibiriça, além de ter cantado Cecy em Il Guarany de Carlos Gomes, Lauretta em Gianni Schicchi de Puccini e Adina em L’elisir d’amore de Gaetano Donizetti, todas pela Cia Ópera São Paulo, Lucy em O Telefone de Gian Carlo Menotti com direção de Julianna Santos e direção musical de Luís Gustavo Petri, além de diversos concertos pelo Brasil. 

Na recente celebração dos 100 anos da Semana de Arte Moderna, fez sua estreia no Theatro Municipal de São Paulo junto à OSM sob regência do maestro Roberto Minczuk cantando as Bachianas Brasileiras nº 5 de Heitor Villa Lobos.

Serviço

Gala Lírica “Callas 100 Anos”

Dia e hora: 13 de maio, 18h

Local: Paróquia Santa Rita de Cássia – Av. Dr. Jesuíno Marcondes Machado, 670 – Nova Campinas – Campinas

Entrada franca

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com