Connect with us

Nossa Cidade

Site da Covid-19 tem ícones de acessibilidade para deficientes

O site da Covid-19 (https://covid-19.campinas.sp.gov.br/ ) criado pela Prefeitura de Campinas para facilitar o acesso da população às informações do município sobre a pandemia de infecção humana pelo novo coronavírus ganhou duas ferramentas de acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva e visual. Os dois novos recursos são softwares livres, portanto gratuitos, de fácil acesso e intuitivos.

Para as pessoas surdas está sendo utilizado o  ‘VLibras’, que provê acessibilidade por meio de uma janela de Libras. Para isso, basta clicar nas duas mãozinhas, na lateral direita da tela, que simbolizam a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Após o clique é aberta uma janela com um avatar, na sequência é só clicar sobre o texto e aguardar a tradução.

Do lado esquerdo da tela tem outro botão com o símbolo internacional da acessibilidade que é um boneco estilizado. Este ícone contempla recursos acessíveis para quem tem cegueira ou baixa visão. Por meio do ‘Widget Userway’ ficam disponíveis recursos de leitura de tela, contraste, espaçamento e aumento de fontes, dentre outras possibilidades.

A secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Eliane Jocelaine Pereira, ressaltou a importância de garantir acessibilidade a toda população. “Nesse momento é muito importante que todas as pessoas tenham acesso à informação, pois acredito que esta é a maior arma que temos para o enfrentamento dessa pandemia, pensando na inclusão protetiva”, disse.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com