Connect with us

Nossa Cidade

Sociedade civil adere à Operação Inverno e amplia as vagas de acolhimento

A Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe e o projeto “Há Esperança” aderiram à Operação Inverno. Com isso, a oferta de abrigo foi ampliada em 27%, de 220 para 280 vagas. Na noite de quarta-feira, dia 18, foram acolhidas 209 pessoas, o que representa 74,6% da capacidade total. Tanto a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe  quanto o projeto “Há Esperança”  dispõe, cada um, de 30 vagas.

“Quero agradecer à disponibilidade e ao espírito cidadão dessas duas instituições, o que demonstra a capacidade de solidariedade do povo de Campinas”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas.

Campinas Aquece

A Prefeitura de Campinas tem desenvolvido diversas ações para o enfrentamento da onda de frio que atinge o município. Na quarta-feira, dia 18, ocorreu uma distribuição de cobertores na ocupação Santa Rita, localizada na região Noroeste da cidade, e na Vila Paula, na região Norte. Foram distribuídos ao todo 500 cobertores, 200 na ocupação Santa Rita e 300 na Vila Paula. 

Intitulada de “Operação Campinas Aquece”, tem provisão de 1,5 mil cobertores e será realizada em outras regiões da cidade, com o apoio da Coordenadoria Setorial de Proteção Social Básica. Houve também no local distribuição de folhetos do Maio Laranja (https://bit.ly/maio_laranja) e uma van do Cadastro Único para eventual registro e atualização cadastral. 

Operação Inverno

Desde 1º de maio, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas lançou a Operação Inverno, serviço de acolhimento a pessoas em situação de rua no município por meio do SOS Rua. A Operação Inverno se estende até o dia 30 de setembro.

A ação já realizou, até 15 de maio, 988 abordagens, distribuiu 1399 cobertores e fez 171 encaminhamentos para abrigos. O abrigo extra da Casa da Cidadania, ampliação anunciada em 5 de maio, que começou ofertando 40 vagas, abriga atualmente cerca de 80 pessoas. O dia de maior movimento até agora foi na quarta-feira (18 de maio), com 209 pessoas abrigadas.

Durante a Operação Inverno, o período de acolhimento do serviço SOS Rua passa a ser das 8h à 0h. O objetivo é acolher essas pessoas e, se elas aceitarem, as encaminhar aos serviços da rede de proteção, de assistência social e de saúde do município. O SOS Rua conta com equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, psicólogos e educadores que atuam diretamente nas ruas. 

Desde a primeira semana do mês, reforçando a ação da Operação Inverno, o Bagageiro Municipal ampliou em mais duas horas o horário de atendimento à população socialmente vulnerável. O serviço está localizado na Rua José Cruz Ferreira Jorge, 32, na Vila Industrial, e funciona, agora, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. Antes da mudança, o horário de atendimento era até 17h. 

Campanha do Agasalho

No dia 13 de maio foi lançada a Campanha do Agasalho com mais de cem pontos de coleta. Um hotsite foi criado especificamente para a campanha: http://campinas.sp.gov.br/doeagasalho. 

Este ano, o slogan da campanha é “Inverno Mais Quente com a Ajuda da Gente”. O propósito é a distribuição de roupas de inverno e cobertores à população socialmente vulnerável. A Campanha irá até o dia 30 de julho, podendo ser prorrogada em caso de necessidade.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com