Connect with us

Nossa Cidade

Solenidade de encerramento do Parlamento Jovem será nesta terça-feira (19)

Depois de uma janela de oito anos, um processo de reformulação, aulas de formação tanto para os alunos como também para os professores, o novo Parlamento Jovem (PJ) encerra nesta terça-feira (19) suas atividades com uma solenidade que vai contar com a presença do presidente da Câmara, vereador Rafa Zimbaldi (PSB), da secretária de Educação Solange Pelicer , do deputado federal Luís Lauro (PSB) e de todos os jovens vereadores eleitos, seus suplentes e assessores. Além, claro, dos vereadores que apadrinharam os adolescentes.

“O encerramento do programa vai coroar essa retomada do Parlamento Jovem que, a partir desta reformulação que fizemos, não poderá mais sair do calendário de atividades do Legislativo, valorizando assim, o protagonismo dos adolescentes em nossa sociedade”, acredita Rafa.  A próxima legislatura do PJ ocorrerá no segundo semestre, com eleições no final de agosto: desta vez, os vereadores-estudantes serão eleitos apenas em escolas da rede privada (na edição que se encerra na terça, foram apenas escolas municipais).

O Parlamento Jovem Campinas é um programa de formação política que tem por objetivo potencializar a atuação democrática dos jovens. Com edições destinadas a alunos de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio de escolas públicas e particulares, possibilita a participação dos alunos em uma jornada parlamentar na Câmara Municipal, onde cada um deles atua como um jovem vereador.

O Programa é uma iniciativa da Câmara Municipal, por meio da ELECAMP – Escola do Legislativo de Campinas – e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e diversas outras instituições parceiras. O subsecretário de Relações Institucionais Reginaldo Moretti, responsável pela Elecamp, enfatiza a importância da retomada e da realização do projeto nos moldes em que foi feito nesses últimos três meses.

“A nova dinâmica possibilitou a imersão dos jovens vereadores de fato na realidade da Câmara, pois agora tanto eles quanto os professores recebem uma formação específica sobre os procedimentos de uma Câmara Municipal. A ideia realmente é, mais do que promover a participação no Parlamento, promover cidadania e consciência política” , afirma. 

A solenidade de encerramento está marcada para começar às 8h30, no Plenário da Câmara, com acesso pela Avenida Engenheiro Roberto Mange, 66 – Ponte Preta. O evento também será transmitido ao vivo pela TV Câmara Campinas, no canal 39.3 em UHG Digital, no canal 4 da NET, no canal 9 da Vivo Fibra, no site e ainda pelas redes sociais do Legislativo no Facebook e no YouTube.

Balanço

Ao longo do programa Parlamento Jovem os estudantes-vereadores apresentaram 32 Projetos de Lei, sendo que 25 foram aprovados e sete rejeitados; e também 11 Moções, sendo nove aprovadas e duas rejeitadas, além de 24 indicações protocoladas. 

De acordo com a Resolução que define as regras de funcionamento do PJ, os projetos aprovados em Plenário serão encaminhados a todos os vereadores que poderão adaptá-los e apresentá-los como proposições oficiais, citando que a origem da discussão surgiu no Parlamento Jovem. 

Texto e Foto: Central de Comunicação Institucional da CMC

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com