fbpx

Notícias Campinas

Portal de Notícias da RMC

Solenidade na Casa da Criança Paralítica abre Setembro Verde

A solenidade de hasteamento da Bandeira do Brasil, na manhã desta segunda-feira, dia 9 de setembro, na Casa da Criança Paralítica, marcou a abertura do Setembro Verde – mês que celebra a inclusão social das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. O evento também comemorou os 197 anos da Independência do Brasil, comemorados no dia 7 de setembro. 

 

 

A celebração contou com a participação da banda da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) e com a presença de autoridades municipais. Também participaram usuários e técnicos da entidade, familiares e o presidente da instituição, Jonas Lobo, além de representantes da APAE Campinas.


 

 

Para a secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Eliane Jocelaine Pereira, que na ocasião representou o prefeito Jonas Donizette, o evento, além de marcar o ativismo cívico e as ações de integração e inclusão das pessoas com deficiência, demonstrou o quanto essas simbologias são importantes dentro do País.

 

 

“Acredito que o Exército Brasileiro pode ter um papel estimulador e apoiador da inclusão de pessoas com deficiência, sendo uma ferramenta e um parceiro de importância estratégica para visibilidade dessa política pública”, comentou a secretária.

 

 

Setembro Verde

 

 

A Campanha Setembro Verde é inspirada pelo 21 de setembro, Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. A data foi instituída pela Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005.

 

 

A proposta da campanha é convidar a sociedade a refletir sobre o que é possível fazer para garantir que os direitos das pessoas com deficiência sejam respeitados.

 

 

Criada em 2015 pela Federação das Apaes do Estado de São Paulo (Feapaes-SP) em parceria com a Apae Valinhos (SP), a mobilização tomou conta do País com a participação de todo o Movimento Apaeano, de instituições públicas e privadas, de entidades da sociedade civil e dos cidadãos em geral.