Connect with us

Nossa Cidade

SOS Rua mantém atividades durante a quarentena com reforço na proteção

O serviço de abordagem social de população adulta em situação de rua, o SOS Rua, conveniado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos  (SMASDH), manteve suas atividades normalmente desde o início da pandemia da Covid-19. Mas teve reforço nas ações de proteção contra a Covid-19.

As atividades continuam sendo realizadas diariamente, agora das 8h às 24h. A novidade é o reforço nos cuidados de proteção para evitar a transmissão do novo coronavírus, com orientação e a distribuição de máscaras, produtos de higiene pessoal, água e alimentação.

Nesta semana, a partir de doações, o SOS também montou um varal solidário em frente a unidade para que as pessoas em situação de rua possam pegar as máscaras reutilizáveis quando precisarem.

Para garantir o atendimento continuado aos usuários, as equipes de abordagem usam máscaras e, quando necessário, utilizam luvas. “Nós redobramos a questão da segurança em saúde durante a aproximação das pessoas e também fazemos uma intensa ação de conscientização sobre a Covid-19”, explicou coordenadora do SOS Rua, Ana Cândido.

As equipes dão as orientações básicas sobre a importância de lavar as mãos, não compartilhar objetos e também sobre a necessidade de ficarem protegidos em algum equipamento público. “As duplas de educadores sociais explicam a importância de procurarem o albergue, um abrigo ou até mesmo que retornem para suas casas. Para quem está recebendo auxílio emergencial é sugerido que procurem um quarto numa pensão enquanto estivermos nesse período. Essa é mais uma forma de fazer a higiene pessoal diária, lavar as mãos constantemente e não dormir ao relento”, reforçou a coordenadora.

O SOS também está distribuindo máscaras, água e cobertores, além da entrega de alimentação nas regiões mais distantes do centro da cidade. “Nós já entregamos cerca de 500 máscaras para a população em situação de rua, também distribuímos sabonete e creme dental. Outra ação importante é abordagem para a inclusão nos abrigos emergenciais que foram implementados pela Prefeitura”,  detalhou Ana.

Embora não seja parte do trabalho do SOS Rua em tempos normais, por causa do coronavírus as equipes estão levando marmitex nas regiões Noroeste, Sudoeste, Norte e no Distrito de Sousas que são mais afastadas do centro e há menos chance das pessoas em situação de rua conseguirem alimentação porque o comércio está fechado.

Fonte: Prefeitura de Campinas

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com