Connect with us

Nossa Cidade

SVDS lança campanha para prevenir incêndios em áreas verdes

Com o objetivo de prevenir incêndios nas áreas verdes de Campinas neste período de estiagem, a Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS) realiza nesta sexta-feira, 11 de junho, às 9 horas, uma campanha de sensibilização voltada para os incêndios florestais, principalmente nas Áreas de Proteção Ambiental – APA Campinas e APA do Campo Grande. A ação integra as atividades da Semana do Meio Ambiente – Semeia 2021.

A campanha será lançada com a realização de uma live na sede do 7º Grupamento de Bombeiros, em Campinas, com a presença do secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS), Rogério Menezes, e do 1°Tenente Leonardo Henrique Simões Matos. Em um bate papo descontraído, os dois irão esclarecer pontos importantes relativos a incêndios florestais como, por exemplo, causas de início, formas, prejuízos à saúde humana e meio ambiente, prevenção e combate, entre outros.  

O lançamento da campanha será transmitido ao vivo no Facebook do Corpo de Bombeiros, às 9h, com a participação de integrantes da corporação. O link para acesso ao evento é https://m.facebook.com/setimogb .

A campanha de prevenção a incêndios florestais contará, ainda, com a afixação de cartazes informativos em pontos estratégicos das APAs. Uma licitação será aberta para a produção do material.

Estiagem

A Operação Estiagem 2021 teve início dia 1º de Maio e vigora até 30 de setembro. Esta época do ano é marcada principalmente por queimadas em áreas de vegetação, baixa umidade relativa do ar, quedas bruscas de temperatura e baixa vazão dos mananciais.

A coordenação da Operação Estiagem é da Defesa Civil e o Comitê Gestor da Operação é constituído por várias secretarias e autarquias municipais, entre elas, a SVDS.

Legislação

Em Campinas, a lei nº 10.024 de 2020 proíbe provocar incêndios intencionais para preparar terreno ou limpeza de mato e lixo orgânico com multa de a partir de 19 mil reais para os infratores. “As pessoas não devem fazer queima de lixo ou resíduo em residência ou terreno. Devemos salientar também que a soltura de balões é crime ambiental e os responsáveis podem ser denunciados pelo número 181”, reforça o diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado. As secretarias do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Serviços Públicos ficam responsáveis pela aplicação de penalidade para quem deliberadamente provocar um incêndio.

Em 2020, de maio a setembro, foram 268 focos de queimadas durante a Operação Estiagem no município e a Defesa Civil fez 579 vistorias preventivas de locais de risco de incêndio em vegetação.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com