Connect with us

Nossa Cidade

Terminal Barão Geraldo é entregue após reforma, aumento e modernização

Como parte das comemorações do 248º aniversário de Campinas, celebrado em 14 de julho, o prefeito Dário Saadi entregou oficialmente para a população a reforma do Terminal Barão Geraldo “Lázaro de Campos Faria”, nesta sexta-feira, dia 22. O espaço recebeu novas edificações que beneficiam usuários e motoristas do transporte público coletivo, além de funcionários que atuam diretamente no espaço. As obras ocorreram sob a gestão da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).  

O evento de entrega contou com a participação do presidente da Emdec, Vinicius Riverete, além dos vereadores José Carlos Silva, presidente da Câmara Municipal de Campinas; Luiz Carlos Rossini e Jair Quinália. 

“Os terminais são espaços em que as pessoas permanecem um período significativo do seu dia, por isso devem ser confortáveis e harmoniosos. Os usuários e funcionários do Terminal Barão Geraldo, agora, contam com novos sanitários, novas áreas administrativas, novos bancos, tomadas para recarga de celulares. Também já realizamos adequações no Terminal Padre Anchieta e estamos finalizando a reforma do Terminal Central”, detalhou o prefeito Dário Saadi. 

O presidente da Emdec, Vinicius Riverete, reforçou que “nosso foco é proporcionar mais dignidade e conforto para a população que utiliza o transporte público, atuando em várias frentes, desde a operação das linhas, infraestrutura dos terminais, até abrigos”.  

Iniciada em janeiro de 2022, esta etapa de obras foi finalizada no último mês de junho e se concentrou na cabine de controle e na ala dos motoristas. O piso superior da cabine de controle foi reconstruído. Anexo à cabine, foi construído um espaço para refeições (copa) para os agentes da Mobilidade Urbana.  

A ala superior também recebeu novos vestiários em benefício dos colaboradores, com chuveiros e armários. Atuam no terminal seis agentes da mobilidade urbana, que se revezam em turnos; e três líderes de equipe, de forma volante. Também foram construídos vestiários com chuveiros para os funcionários terceirizados do espaço.  

Piso inferior

Na ala inferior, houve a construção de sanitários acessíveis e novo fraldário. Os banheiros utilizados pelo público em geral foram reformados. Houve a substituição de pisos, a instalação de portas de alumínio nos boxes e na entrada, a recuperação dos vidros das esquadrias, além de pintura das paredes e portas.  

O espaço recebeu estrutura e nova caixa d’água, e revisão das instalações elétricas, incluindo a substituição de quadros e da fiação da área da cabine.  

A área dedicada aos motoristas do transporte público coletivo também foi reformada. Eles foram contemplados com a construção de novos banheiros (feminino e masculino) e de sanitários para uso das pessoas com necessidades especiais.  

O investimento na reforma foi estimado em R$ 750,6 mil. Os recursos são provenientes de contrapartida ao município, no contexto de um Termo de Acordo e Compromisso (TAC). As obras foram realizadas pela empresa Maroc Engenharia.  

De forma complementar, a equipe de manutenção da Emdec realizou obras de elevação do piso e troca do gradil junto à cabine de controle. Os bancos de concreto foram substituídos por bancos de madeira com encosto e vasos de plantas foram colocados para compor o paisagismo.   

Histórico 

O Terminal Barão Geraldo foi o primeiro a receber melhorias na infraestrutura, como parte do projeto de zeladoria e conservação de terminais urbanos realizado pela Emdec. As obras iniciais, realizadas em 2021, incluíram reforço da sinalização viária e comunicação visual, revitalização das rampas acessíveis, pintura de muros e gradis, limpeza de calhas, substituição de vidros, instalação de lâmpadas LED e novas lixeiras, além da ampliação das áreas gramadas no espaço interno.

Houve, ainda, a instalação de novo bicicletário, com capacidade para 17 bicicletas. O equipamento foi interligado à ciclovia existente. 

Inaugurado em 1985, o Terminal Barão Geraldo “Lázaro de Campos Faria” está localizado na Rua Luiz Vicentin. Pelo espaço, circulam 22 linhas de ônibus do transporte público coletivo. Juntas, elas transportam cerca de 26,4 mil usuários em dias úteis.   

Zeladoria de terminais 

O projeto de zeladoria dos terminais urbanos foi estendido para outros dois espaços – Padre Anchieta e Central. O Terminal Padre Anchieta recebeu pintura, luminárias LED, renovação dos gradis e das cabines de controle e fiscalização, nova sinalização viária e pavimentação, além de novos bancos de madeira. Houve ainda o recapeamento das vias internas e acessos, instalação de tomadas para recarga de celulares e elementos de paisagismo. A comunicação visual do espaço foi aprimorada, com a requalificação do quadro de informações e a instalação de tótens com itinerários das linhas, além de mapa de arredores.  

Já a revitalização do Terminal Central, em andamento, incluiu reforma dos sanitários acessíveis, revitalização dos sanitários de uso comum, pintura das plataformas e gradis, plantio de grama, substituição dos bancos e nova iluminação. 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com