Connect with us

Nossa Cidade

Torneio de cães militares e civis é atração gratuita no sábado em Campinas

Um programa para toda a família é o que promete a terceira edição do Torneio Ações Especiais K-9, no próximo sábado, dia 17 de agosto, das 10h às 16h, no Estádio Moisés Lucarelli. Além das apresentações, haverá praça de alimentação com food trucks, sorteio de brindes e premiação para os participantes. O evento terá entrada gratuita e é aberto à comunidade. São esperadas mais de 3 mil pessoas.

 

Com organização do 1º Batalhão de Ações Especiais (Baep) da Polícia Militar, a competição quer atrair a população e não apenas o púbico especializado. Embora a entrada seja de graça e aberta à comunidade, quem quiser contribuir poderá doar um 1 quilo de alimento não-perecível, que será encaminhado para o Banco de Alimentos de Campinas, ou 1 quilo de ração para cães, que será repassado para entidades de proteção. 

 

A competição reunirá 67 cães militares e policiais, adestrados para ações de patrulha e de faro para a detecção de entorpecentes. O grande número de animais inscritos faz da competição a maior desta categoria na América Latina, segundo o organizador do evento, tenente PM João Cláudio Corrente, adestrador e comandante do Canil do 1º Baep. Ele destaca que é um evento familiar, com praça de alimentação diversificada e sorteio de vários brindes dos patrocinadores para quem estiver acompanhando as provas no Estádio da Ponte Preta.

 

Segurança e proteção

 

As provas da terceira edição do Torneio Ações Especiais K-9 demonstrarão ao público as várias ações que os cães são adestrados para desenvolver como apoio à segurança pública e à proteção. Na categoria militar, participam animais de polícias e guardas municipais de diversos Estados e também das Forças Armadas. Já na categoria civil, os cães são de criadores e adestradores particulares. 

 

O canil da Guarda Municipal de Campinas esteve presente nas edições anteriores do torneiro e participará no próximo sábado com quatro animais competindo. Dois competem na prova de faro para detecção de substâncias: o cão Naruk, guiado pelo com GM Bathuel, e o cão Flecha, com GM Thiago Rodrigues. Os dois animais são cães pastores Belga de Malinois. Na modalidade proteção, compete novamente o cão Naruk, com o GM Bathuel, ao lado do cão Klaus, guiado pelo GM Afonso, e o cão Zeus, com o GM Risso, sendo estes dois últimos da raça Rootweiler.

 

A maioria dos cães inscritos são da raça Pastor Belga Malinois, mas há participantes das raças Pastor Alemão, Labrador, Rootweiler, Pastor Holandês e Golden Retriever. Um dos destaques será um Terrier Brasileiro, raça não muito comum em competições, que participará na categoria detecção de entorpecentes. 

 

 

Serviço:

3º Torneio Ações Especiais K-9

Data: sábado, dia 17/08

Horário: das 10h às 16h

Local: Estádio Moisés Lucarelli/Ponte Preta (Praça Dr. Francisco Ursaia, nº 1.900, Jardim Proença, Campinas)

Entrada: gratuita. Mas quem quiser contribuir poderá doar um 1 quilo de alimento não-perecível para o Banco de Alimentos de Campinas, ou 1 quilo de ração para cães para entidades de proteção.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com