Connect with us

Nossa Cidade

Trabalho da Defesa Civil será otimizado com sete novas viaturas entregues

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, entregou, nesta sexta-feira, 9 de agosto, sete novas viaturas para a Defesa Civil. A frota será utilizada nas atividades operacionais (em campo) e administrativas e vão se somar às quatro viaturas que a Defesa Civil possui atualmente.

 

Das sete viaturas, três são caminhonetes cabine dupla; duas são caminhonetes carga cabine simples; e dois veículos tipo Sedan. Os veículos de modelo Sedan serão usados para as atividades administrativas.

 

“O trabalho que a Defesa Civil faz em Campinas é elogiado. Na chuva demasiada, a Defesa Civil está lá. Na estiagem, também está lá, no trabalho preventivo, ajudando a combater focos de incêndio. Este trabalho que fazemos torna a cidade resiliente. A Defesa Civil de Campinas ganhou um prêmio internacional da ONU, em Genebra. Concorremos com cidades como Nova York e Barcelona”, exemplificou o prefeito Jonas Donizette.

 

O prefeito completou que valoriza e reconhece o trabalho da Defesa Civil, que replica e passa o conhecimento do trabalho desenvolvido em Campinas para outras cidades. 

 

O diretor da Defesa Civil, Sidnei Furtado, explicou que as novas viaturas vão otimizar o trabalho. As caminhonetes operacionais serão para as vistorias preventivas nos períodos de operação Verão e Estiagem e para áreas de difícil acesso, como reserva de matas. Elas têm tração 4×4 apropriada para tráfego em terrenos e solos acidentados e possuem acessórios como sinalizadores visual e acústico, guincho hidráulico e snorkel (equipamento que fica do lado de fora do veículo, ao lado da porta do motorista e permite a respiração do motor debaixo d´água). Essas viaturas são indicadas para transitar em áreas de alagamento.

 

Nas viaturas operacionais também podem ser acoplados tanques de água com capacidade para 400 litros e outros equipamentos de combate a incêndios. No dia 26 de julho, a Defesa Civil recebeu uma unidade de apoio de combate a incêndios, a unidade é para atuar nas atividades de vistorias preventivas e de combate a princípios de incêndio relacionadas com a operação estiagem 2019, foi adquirida com recursos do Fundocamp, vinculado à Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp)

 

Realizações Defesa Civil

 

A Prefeitura de Campinas conquistou em maio deste ano o prêmio Sasakawa das Nações Unidas para a redução de desastres, a cerimônia ocorreu em Genebra, na Suíça, é o mais importante prêmio internacional concedido a instituições que tomam iniciativas ativas na redução de riscos de desastres. O município concorreu com 61 candidaturas de 31 países e a Defesa Civil de Campinas foi a escolhida por sua abordagem única de comunidade sustentável e pelo compromisso pela inclusão de todos os grupos vulneráveis no mapeamento para redução de riscos.

 

Campinas foi a primeira cidade do Brasil certificada pela ONU como “Cidade Modelo de Boas Práticas na Construção de Resiliência para Redução de Riscos e Desastres”. Desde 2013, o município está preparado para o atendimento em situações de desastre natural minimizando riscos e perdas para a população.

 

 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com