Connect with us

Nossa Cidade

Trânsito seguro é tema de reunião na Câmara de Vereadores

“Trânsito Seguro” foi tema da 6ª Reunião da Comissão de Assuntos da Região Metropolitana de Campinas, da Câmara de Vereadores. Presidida pelo vereador Aparecido de Campos Filho, o encontro, nesta terça-feira, dia 8 de agosto, contou com a presença do secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Carlos José Barreiro; do presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), José Aurélio Ramalho; além de integrantes da Guarda Municipal de Paulínia.

Durante o debate, o presidente do ONSV apresentou palestra sobre o impacto social e econômico dos acidentes de trânsito para os municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC). De acordo com Ramalho, a cada 12 minutos uma pessoa morre no País, vítima de acidente no trânsito; e, a cada minuto, uma pessoa fica permanentemente sequelada. Os custos por conta dos acidentes de trânsito, no Brasil, chegam a R$ 56 bilhões por ano.

O secretário Carlos Barreiro apresentou os dados de mortes no trânsito do município, nos últimos anos. “Campinas, felizmente, tem tido grandes resultados na diminuição de mortes no trânsito”, destacou. Ocorreram quedas nos três últimos anos. A variação no número de mortes, entre 2013 e 2016, chega a 26,73%. Foram 101 mortes no trânsito em 2013; e 74 em 2016.

O presidente da Emdec enfatizou as ações para a diminuição da acidentalidade no município, como o programa de redução da velocidade máxima de circulação em vias urbanas; campanhas educativas e ações de conscientização; monitoramento e fiscalização. “Hoje, temos uma preocupação muito grande com acidentes envolvendo motos e pedestres”, salientou. Dados do ONSV demonstram que 95% dos acidentes de trânsito são causados pelo fator humano; e 60% das vítimas são do sexo masculino, com idade entre 18 a 44 anos.

A reunião também abordou a importância do Movimento Maio Amarelo e a criação, pelo ONSV, do “Município Laço Amarelo” e da “Empresa Laço Amarelo”, com programas permanentes de segurança viária. Para Barreiro, “todas as ações empenhadas têm o principal propósito de preservação da vida”.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com