Connect with us

Nossa Cidade

Trilhas de Sousas e Joaquim Egídio ganham nova sinalização e mapa

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, participou neste domingo, 1º de outubro, da cerimônia de inauguração da nova sinalização das trilhas de Sousas, Joaquim Egídio e região e do lançamento do “Mapa das Rotas Cicloturísticas de Sousas, Joaquim Egídio e Região”. Esta é mais uma ação que fazemos em parceria, sem custos para os cofres públicos, e que vai impulsionar uma importante região de lazer da nossa cidade”, afirmou o prefeito. 

 

 

 

 

O uso do novo mapa vai facilitar a circulação nos 220 quilômetros de estradas vicinais que abrangem Campinas e outros cinco municípios da região – Amparo, Jaguariúna, Pedreira, Morungaba e Itatiba.

 

 

 

 

A sinalização das trilhas e o mapa cicloturístico são frutos de reuniões iniciadas em 2016, entre Poder Público e grupos de bikes da cidade, que tiveram espaço para opinar.

 

 

 

Os dois projetos foram realizados numa parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo e da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

 

 

O sistema de sinalização demarca com precisão toda a Área de Proteção Ambiental (APA) de Campinas. Todas as entradas e limites com os municípios estão sinalizadas, informando que os usuários estão entrando ou saindo da APA Campinas. O mesmo acontece com o mapa, que informa o perímetro da APA e seus limites municipais.

 

 

 

Placas de sinalização

 

 

Foram instaladas cerca de 200 placas de sinalização em 70 trechos de estradas vicinais, espalhadas em 220 quilômetros.

 

 

As placas apresentam informações como localização, extensão do trecho, altitude e coordenadas. Possuem também “QR Code” para que o frequentador acesse informações do celular e tenha outros dados úteis, como dificuldade da trilha.

 

 

 

A instalação das placas foi feita por meio de um Termo de Compromisso Ambiental (TCA), firmado entre a Secretaria do Verde e a MRV (referente ao empreendimento Parque das Cachoeiras das Pedras, no Jardim Antônio Von Zuben).

 

 

 

 

A  sinalização das trilhas também representará mais segurança aos frequentadores e moradores da zona rural da região.

 

 

 

Mapa das rotas turísticas

 

O mapa das rotas cicloturísticas estará disponível após o lançamento nos quatro pontos de informações turísticas de Campinas, que ficam em Sousas, Joaquim Egídio, Aeroporto de Viracopos e Rodoviária da cidade.

 

 

 

 

O folder das rotas cicloturísticas terá também informações sobre os grupos que andam naquelas trilhas e os dias e horários da semana que costumam se encontrar para pedalar;  telefones úteis, endereço de oficinas mais próximas das trilhas para a manutenção das bicicletas e recomendações para andar e pedalar nas trilhas.

 

 

 

 

Passeios cicloturísticos

 

Depois da cerimônia de lançamento foram realizados dois passeios:  um na área urbana, com um grau de dificuldade considerado fácil e com perfil de uma atividade para a família fazer junta. O outro foi um percurso na área rural, com grau de dificuldade alto, voltado para pessoas com experiência em mountain bike.

 

 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com