Connect with us

Nossa Cidade

Último dia de ação contra assédio será nesta quarta, 27, no Terminal Central

Para fortalecer a proteção das mulheres contra o assédio no transporte público, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) realiza, nesta quarta-feira, dia 27 de março, o último dia de ação de conscientização e estímulo a denúncias. A abordagem acontece das 7h às 9h, no Terminal Central, e também foi realizada na última semana, nos dias 19 e 20, e nesta terça-feira, dia 26. Nos três primeiros dias, a iniciativa orientou cerca de 1,2 mil pessoas sobre o uso do “Botão de Emergência na Luta Contra o Assédio”, o “Bela”.

 

A ferramenta está disponível no aplicativo “Emdec”, e foi criada para que vítimas ou pessoas que presenciem situações de assédio no ônibus enviem denúncias, permitindo que a Guarda Municipal rastreie e aborde o veículo.

 

Folhetos explicativos sobre o uso do “Bela” são distribuídos durante a abordagem. A ação integra a programação da Emdec para março, Mês das Mulheres, que contou com diversas atividades dentro e fora da empresa.

 

Entre elas, outras iniciativas também divulgaram a ferramenta. Um folheto foi criado para motoristas de ônibus e foi distribuído às empresas que operam o transporte público, para reforçar informações sobre o funcionamento do “Bela” e a “Lei da Parada Segura” (nº 8.310, de 17 de março de 1995), que permite a parada fora dos pontos de ônibus após as 22h, por questões de segurança.

 

O “Bela” também será difundido em 1 mil adesivos, que serão afixados nos ônibus, em parceria da Emdec com a Associação das Empresas do Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc) e o Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano e Urbano de Passageiros da Região Metropolitana de Campinas (Setcamp). Em suas redes sociais, a Emdec também divulgou a ferramenta de combate ao assédio.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com