Connect with us

Nossa Cidade

Unicamp e Prefeitura recepcionam alunos do programa UniversIDADE

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e secretarias municipais da Prefeitura de Campinas recepcionaram os alunos do programa UniversIDADE nesta segunda-feira, dia 31 de julho. A iniciativa da universidade oferece diversas atividades para pessoas acima de 50 anos. O objetivo é proporcionar saúde e qualidade de vida. O evento foi aberto pelo reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, e pelas secretárias municipais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania, Eliane Jocelaine Pereira, e de Educação, Solange Villon Kohn Pelicer, que representaram a Prefeitura.

Em sua fala, o reitor da Unicamp defendeu que este é o papel da universidade: promover atividades de caráter social que contribuam para o desenvolvimento das pessoas nas diferentes faixas de idade. Além de parabenizar a histórica execução do programa UniversIDADE, Knobel falou das ações que estão sendo desenvolvidas em conjunto com a Prefeitura, como “as tratativas em torno da situação de imigrantes refugiados em Campinas e das questões de acessibilidade para pessoas com deficiência na Unicamp”. Segundo o reitor, são muitas ações a serem pensadas conjuntamente para a promoção de direitos humanos no município.



A importância do programa para o envelhecimento ativo da população foi destacado pela secretária Eliane Jocelaine. Segundo ela, o programa é mais uma prova dos motivos da ascensão da Unicamp como a melhor universidade da América Latina.

Segundo o Coordenador de Políticas para a População Idosa, Anderson Gonçalves, da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania, há uma tendência de envelhecimento da população que deve ser acompanhada pela oferta de políticas públicas de convivência desse idoso na cidade. “Programas como esse promovem não apenas a interação entre os idosos, mas também entre pessoas a partir de 50 anos. O UniversIDADE vai além do idoso, valoriza a questão do envelhecimento ativo e integrado na sociedade e é fundamental para o desenvolvimento humano e para o desenvolvimento social de Campinas”.

Na recepção dos novos alunos do Programa, também estiveram presentes a coordenadora do Programa, Kátia Stancato; a coordenadora associada, Isabel Cristian de Araújo Floriano; a presidente da ONG Mãe Maria Rosa, Celina Dias da Silva; e o vereador Rubens Gás.


Programa gratuito

Durante o evento, foi assinado um novo projeto do UniversIDADE para a realização de três oficinas do Programa em ambiente externo ao campus. As oficinas serão oferecidas na região dos Amarais, na ONG Mãe Maria Rosa, o que deve ampliar o número de alunos na medida em que viabiliza atividades de forma descentralizada.

O UniversIDADE é oferecido gratuitamente ao público, tem caráter social e é constituído de quatro áreas temáticas (arte e cultura; esporte e lazer; saúde física e mental; sócio-cultura e geração de renda). Mais informações sobre o Programa podem ser obtidas no site oficial: http://www.programa-universidade.unicamp.br/

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com