Connect with us

Nossa Cidade

Unidade 1 da Clínica Veterinária Móvel começa a atender no Pq. das Águas

A Unidade 1 do Programa de Clínicas Veterinárias Móveis começou a funcionar na segunda-feira, 22 de agosto, e ficará até 22 de setembro no Parque das Águas, localizado na Avenida Paulo Corrêa Viana, 438, Parque Jambeiro.

A Unidade 2 permanece na Praça da Juventude, no bairro DIC 5, (rua Abigail Zeni Nader, 551, distrito do Ouro Verde) até dia 15 de setembro. 

O programa foi lançado oficialmente no dia 1º de agosto, mas iniciou o trabalho de forma experimental, para a realização de testes e aprimoramento do serviço, no dia 18 de julho, Nesse período, já atendeu 1736 animais domésticos, entre cães e gatos. 

As Clínicas Veterinárias Móveis funcionam em contêineres adaptados para oferecer atendimento médico veterinário ambulatorial itinerante e gratuito para cães e gatos. As unidades percorrem diversas regiões da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h.

Não é necessário agendamento prévio para que o animal doméstico seja atendido. Basta apresentar documentos pessoais, comprovante de residência em Campinas e ter mais de 18 anos. A expectativa é fazer cerca de 24 mil atendimentos por ano nas duas clínicas.

As Clínicas Veterinárias estão sob gestão da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável por meio do Dpbea – Departameneto de Proteção e Bem Estar Animal. O secretário, Rogério Menezes, afirmou que este modelo de atendimento móvel e itinerante é pioneiro no Brasil. “Embora existam outras iniciativas no País, médico veterinário em campo, nos bairros, em consultório móvel, é o primeiro no Brasil. Campinas mais uma vez inova e lidera as políticas de proteção e bem-estar animal no Brasil”, reforçou.

Segundo o secretário, o foco é atender a população mais carente, que tem dificuldade em pagar uma consulta com um médico veterinário. “A partir de agora serão atendimentos contínuos para resolver a maior parte dos assuntos, tais como vacinação, doenças de pele do animal, problema alimentar e orientação geral, procedimentos simples que resolvem a maior parte das questões”, explicou. Menezes ainda apontou que cães e gatos precisam ficar saudáveis para que as pessoas não tenham doenças transmitidas pelos animais.

Estrutura

Cada unidade do programa possui três consultórios médicos veterinários e uma área administrativa para realizar o cadastramento. As equipes são formadas por três médicos veterinários, um auxiliar de enfermagem e um recepcionista. O atendimento é sempre por ordem de chegada, com distribuição de senha.

O conceito principal da clínica é trabalhar com a prevenção de doenças, segundo o diretor do Dpbea, Vagner Bellini. “Todos os animais serão michochipados e, se tiverem indicação, receberão a vacina. Além deste primeiro atendimento para procedimentos de baixa complexidade, o principal objetivo da clínica veterinária móvel é trabalhar na veterinária preventiva”, explicou.

Bellini contou que cerca de 70% das doenças poderiam ser prevenidas e evitadas como, por exemplo, a cinomose, a parvovirose, a hepatite canina, a leptospirose, a parainfluenza, doenças potencialmente graves e evitáveis. “A equipe está preparada para orientar e esclarecer como cuidar de forma correta dos animais em situações como prevenção de carrapatos e pulgas, por exemplo, que podem se transformar em doenças mais sérias”, completou.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com