Nossa Cidade
Varal Solidário distribui roupas, cobertores e orientações sociais no Jardim Novo Campos Elíseos

A manhã deste sábado, 5 de julho, foi marcada por solidariedade em Campinas. A Prefeitura fez mais uma edição do Varal Solidário, iniciativa promovida pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, com distribuição gratuita de roupas, agasalhos, calçados e cobertores à população.
A ação aconteceu na Associação dos Moradores do Jardim Novo Campos Elíseos e atraiu dezenas de famílias em busca de peças para enfrentar o inverno. Nesta edição, além das roupas, foram disponibilizados itens de cama, mesa e banho, inclusive peças novas doadas pela Receita Federal, por meio de apreensões.
Duas edições em julho
Por causa do aniversário de Campinas, celebrado em 14 de julho, haverá uma segunda edição do Varal Solidário no próximo dia 26, um sábado, na Vila Olímpia. A proposta é ampliar o alcance da campanha durante o inverno, período em que a demanda por doações aumenta.
O prefeito de Campinas Dário Saadi esteve no Jardim Novo Campos Elíseos para acompanhar a ação e conversar com os moradores. “O Varal Solidário é uma iniciativa importante da Prefeitura. Neste mês especial para Campinas, teremos duas edições. Além das doações, a população tem acesso a diversos serviços sociais, como o Cadastro Único e orientações sobre direitos como o Auxílio Moradia para mulheres vítimas de violência doméstica”, afirmou.
Além de roupas masculinas, femininas e infantis, os moradores receberam kits com peças novas, contendo camisetas, bermudas, bonés, roupas íntimas e cobertores. Segundo a secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Vandecleya Moro, o objetivo é ir além da solidariedade. “Cada edição do Varal Solidário também é um espaço de orientação e acolhimento. As famílias podem atualizar o Cadastro Único, conhecer benefícios como o Auxílio Natalidade e o Renda Campinas, e garantir seus direitos com dignidade.”
Atendimento humanizado
Desde as 6h30 da manhã, equipes da Prefeitura e voluntários atuaram na montagem da estrutura e organização dos espaços. A entrada da associação foi transformada em uma espécie de loja comunitária, com os itens separados por tipo e tamanho, facilitando a escolha dos visitantes.
Houve ainda brinquedos para as crianças, que também participaram da seleção das peças com entusiasmo.
A dona de casa Suzana Aparecida Olívio, de 48 anos, foi uma das primeiras a chegar. Ela levou roupas para toda a família e comemorou. “Consegui até um edredom em ótimo estado. Para nós, ações como essa são fundamentais nesses dias frios.”
Já a diarista Maria da Costa, de 60 anos, se emocionou ao receber cobertores e agasalhos. “Estava precisando muito. Quando vi que iriam doar roupas quentinhas e cobertas, fiquei feliz da vida.”
Mais sobre programas sociais
Além da entrega de roupas, o evento também ofereceu orientações sobre programas sociais como o Bem Campinas, Renda Campinas e os serviços do CRAS da Vila União, que atende a região de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
