Connect with us

Nossa Cidade

Verão Vivo estimula a prática de atividades físicas no entorno do Taquaral

A partir da próxima sexta-feira, 1º de novembro, a população passa a contar com mais uma opção para a prática de atividades físicas. O prefeito Jonas Donizette lançou, nesta terça-feira, 29 de outubro, a 5ª edição do Verão Vivo.

 

 

O projeto consiste na abertura da pista interna da Avenida Dr. Heitor Penteado, no entorno da Lagoa do Taquaral e da Praça Arautos da Paz, para a prática de atividades recreativas. A ação é coordenada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e inclui uma programação de atividades esportivas gratuitas, organizada pela Secretaria de Esportes e Lazer.

 

 

O Verão Vivo 2019 começa no dia 1º de novembro e se estende até o dia 2 de fevereiro de 2020. Nesse período, a pista interna da Avenida Dr. Heitor Penteado fica fechada ao tráfego de veículos em dias e horários determinados.

 

 

O espaço passa a ser utilizado para atividades recreativas, como caminhadas, corrida, ciclismo, skate ou patins, passeios em família e com animais de estimação, entre outras. O objetivo é estimular a população a se apropriar do espaço público e desfrutar de momentos de lazer e de práticas saudáveis, promovendo a qualidade de vida.

 

 

O anúncio da 5ª edição do Verão Vivo reuniu secretários municipais, vereadores, técnicos da administração municipal e da Emdec e imprensa. O evento foi realizado na Sala Azul do Paço Municipal.

 

 

“O Verão Vivo virou tradição em Campinas e já integra o calendário de eventos do município. Um cronograma de atividades esportivas foi desenvolvido para incentivar a adesão, atendendo jovens, idosos, pessoas com deficiência… todo mundo poderá aproveitar as atividades do Verão Vivo”, destacou Jonas Donizette.

 

 

O prefeito resgatou as melhorias realizadas pela administração municipal para reforçar a iluminação no entorno da Lagoa do Taquaral, em 2018. “Os pontos de iluminação foram ampliados, garantindo que as pessoas usufruam deste espaço com mais segurança”, concluiu.

 

 

O secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro, revelou que o Verão Vivo tem aceitação de mais de 75% entre as pessoas que transitam pelo entorno da Lagoa do Taquaral. “Fizemos pesquisas e constatamos que a adesão é muito grande. O Verão Vivo é um convite para uma vida mais saudável”, enfatizou.

 

 

Barreiro detalhou os ajustes realizados na quinta edição do projeto para garantir o estacionamento de veículos no entorno. “Preservamos os principais pontos de acesso aos estacionamentos e aos comércios. Os agentes da Emdec atuarão nesses acessos, orientando os motoristas. Com isso, o comércio é privilegiado e poderá aumentar a clientela, já que o Verão Vivo leva um maior número de pessoas ao espaço”, concluiu.

 

 

Programação esportiva

 

 

O Verão Vivo abrange atividades esportivas gratuitas, organizadas pela Secretaria de Esportes e Lazer. Confira a programação:

 

 

Domingo fitness: domingos, das 9h30 às 11h | Rinque de Patinação.

Karatê: sábados, das 15h às 17h; segunda, terça e quarta, das 19h às 21h | Centro de Treinamento de Lutas (CLT).

Kung Fu: domingos, 9h às 10h | CLT.

Judô: terças às sextas-feiras, das 19h às 21h | CLT.

Muay Tay: segundas, terças e quartas, das 19h às 21h | CLT.

Futebol de mesa: terças, das 19h30 às 21h30 e sábados (quinzenas), das 13h às 18h | Centro de Vivência dos Idosos (CVI).

Futebol Adaptado: sábados, das 8h às 12h | CVI.

Treinamento Funcional: segundas, terças e quartas, das 18h às 20h | Ginásio.

Projeto Bike Anjo: último domingo do mês, das 9h às 12h | Kartódromo.

Projeto KB2 Olhos Que Guiam – domingos, das 9h às 12h | Portão 2.

Atividades espontâneas: basquete (quadras poliesportivas); vôlei de areia (quadras de areia), academia terceira idade, bocha (CVI), piscinas, tênis, academia ao ar livre.
 

 

Operação

 

 

Para viabilizar o Verão Vivo, a Emdec realiza uma operação especial no entorno da Lagoa do Taquaral e da Praça Arautos da Paz. As ações operacionais envolvem orientação e segurança; canalização e bloqueios; acessos controlados e operação semafórica.

 

 

Agentes de Mobilidade Urbana se dividem em pontos estratégicos para apoiar o trânsito e executar as intervenções viárias necessárias, garantindo a segurança de motoristas, ciclistas e pedestres. A Guarda Municipal (GM) faz o patrulhamento da região.

 

 

Os horários de fechamento da via ao tráfego são diferenciados. Confira o cronograma:

 

Período: 01/11/2019 a 02/02/2020

De terça até sexta-feira: das 19h até as 22h

Sábados: das 16h até as 21h

Domingos e feriados: das 7h até as 13h

 

 

A ciclofaixa de lazer Taquaral / Norte-Sul, ativada aos domingos e feriados, será integrada ao Verão Vivo, funcionando também das 7h até as 13h. Nesse período, haverá interligação da ciclofaixa com a ciclovia, a partir do cruzamento da Avenida Norte / Sul com a Rua Oriente, com percurso até a Avenida Dr. Heitor Penteado.

 

 

Também haverá restrições de acesso no entorno da Lagoa do Taquaral e da

Praça Arautos da Paz. Confira as liberações de acesso:

 

Portão 1: permitido acesso ao estacionamento pela saída.

Portão 5: permitida entrada e saída pelo portão de trás do bolsão do estacionamento.

Concha Acústica: permitida entrada e saída.

Portão 7 (Ginásio), Kartódromo e Balão do Amarelinho: permitido acesso ao estacionamento.
 

 

Transporte
 

 

Em função do fechamento das pistas internas da Avenida Dr. Heitor Penteado e da Praça Arautos da Paz, haverá alteração no itinerário das linhas de ônibus 345 (Cidade Judiciária / Jardim Carlos Lourenço) e 348 (Cidade Judiciária / Vila Marieta), que compõe o sistema de transporte público coletivo. As alterações ocorrem apenas nas datas e horários programados para a Operação Vivo 2019.
 

Histórico
 

 

Tradicionalmente, a Operação Verão Vivo ocorria durante a vigência do horário de verão, como forma de estimular a prática de atividades físicas no período de luminosidade. Este ano, o horário de verão deixou de ser adotado no país, mas o projeto está mantido.

 

A primeira edição do Verão Vivo foi realizada entre os meses de novembro de 2015 a fevereiro de 2016. Desde então, a iniciativa ocorre todos os anos, chegando à quinta edição em 2019.
 

A Avenida Dr. Heitor Penteado tem uma circulação média de 31 mil veículos por dia.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com