Connect with us

Nossa Cidade

Verão Vivo segue com bloqueio de avenida em horários específicos

 

Teve início no domingo, 15 de outubro, a 3ª edição do Verão Vivo, projeto que proporciona esporte e lazer no entorno do Parque Portugal (Lagoa do Taquaral) e da Praça Arautos da Paz. Em função disso, os agentes da mobilidade urbana da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) estão fechando a pista interna da Avenida Dr. Heitor Penteado ao tráfego de veículos de terça a sexta-feira, das 19h às 22h, aos sábados, das 16h às 21h, e aos domingos e feriados, das 7h às 14h, para garantir atividades como caminhadas, exercícios físicos e passeios de bicicleta, skate e patins.

 

O Verão Vivo vai prosseguir até o último dia do Horário de Verão, sábado, 17 de fevereiro de 2018.

 

Na operação do Verão Vivo, os agentes da Emdec fazem bloqueios e canalizações de trânsito, orientam os munícipes e controlam o acesso aos estacionamentos.

 

De terça a sexta-feira, das 19h às 22h, e aos sábados, das 16h às 21h, os estacionamentos da Lagoa do Taquaral ficam abertos aos motoristas, embora eles não possam circular pela pista interna da Heitor Penteado. Para viabilizar o acesso aos estacionamentos, a Emdec canaliza a entrada e saída dos veículos pela pista externa, usando cones. Em dois estacionamentos – dos portões 2 (Concha Acústica) e 5 –, isso só foi possível através de aberturas no canteiro central da avenida, retirando prismas (dispositivos que substituem o meio-fio). Mesmo assim, quando o motorista vai efetivamente entrar ou sair do estacionamento, o agente da Emdec precisa interromper momentaneamente o fluxo de pedestres e ciclistas.

 

Os agentes trabalham fixos em todos os acessos dos estacionamentos, fazendo as operações necessárias – menos nos acessos do Ginásio e do “Balão do Amarelinho”, devidamente sinalizados e monitorados.

 

Aos domingos e feriados, os estacionamentos ficam completamente fechados, das 7h às 14h.

 

Circuito da Longevidade

 

Especificamente neste domingo, 29 de outubro, dentro do Verão Vivo, a Lagoa do Taquaral receberá também o Circuito da Longevidade Bradesco Seguros, das 7h às 10h, tanto na área interna do parque (caminhada) como passando por quase toda a pista interna da Heitor Penteado (corrida de pedestres).

 

A corrida terá 6 km de percurso, com largada prevista às 7h, pelo portão do Ginásio de Esportes. Os atletas vão seguir pela pista interna da Heitor Penteado, entrar no Portão 5, atravessar vias internas do parque, voltar à pista interna da Heitor Penteado e contornar a Lagoa até a chegada, no Portão 6 (Kartódromo). São esperados aproximadamente dois mil participantes. Já a caminhada, de 3 km, será toda na área interna, com largada / chegada pelo Ginásio de Esportes, começando às 8h30.

 

Ciclofaixa de lazer

 

Aos domingos e feriados, durante o Verão Vivo, a ciclofaixa de lazer Taquaral / Norte-Sul ganha uma hora a mais – das 7h às 13h, em vez das 7h às 12h. A ciclofaixa de lazer abrange os percursos para bicicletas sinalizados no entorno da Lagoa do Taquaral e da Praça Arautos da Paz, além do trecho da Norte-Sul, na sequência da Rua Duarte Coelho e Avenida Júlio Prestes. Na altura da Rua Oriente, ela se interliga com a ciclovia da Norte-Sul, localizada no canteiro central, entre as ruas Oriente e Gustavo Armbrust.

 

Ou seja, os usuários da ciclofaixa de lazer entram na ciclovia na altura da Rua Oriente e fazem o retorno dentro da própria ciclovia, junto à Gustavo Armbrust. Eles saem da ciclovia para a ciclofaixa também na altura da Rua Oriente, já no outro sentido de circulação.

 

A ciclofaixa de lazer estará disponível aos ciclistas neste domingo, 29 de outubro.

 

Desvios de ônibus

 

Duas linhas de ônibus têm desvios de itinerários durante todos os períodos do Verão Vivo: a 345 – Jardim Carlos Lourenço / Cidade Judiciária, no sentido Jardim Carlos Lourenço, e a 348 – Vila Marieta / Cidade Judiciária, no sentido Vila Marieta.

 

O itinerário da 345 segue normal até a Avenida Esther Moretzshon Camargo; na sequência, os ônibus acessam a rotatória, Rua Luiz Moretzshon Camargo, Rodovia Engenheiro Miguel Noel Nascentes Burnier e Avenida Júlio Prestes, retomando o percurso de costume.

 

O itinerário da 348 segue normal até a Rua Dona Luísa de Gusmão; na sequência, os ônibus acessam a Rua Arlindo Carpino, Rua Leonardo da Vinci, Rua Maria Augusta de Carvalho Reis, Rua Cônego Pedro Bonhomme, Avenida Nossa Senhora de Fátima, Praça Capitão José Moreira Souza e Avenida Nossa Senhora de Fátima, retomando o percurso de costume.

 

Para informações gerais e emergências de trânsito, a população pode contatar a Emdec pelo telefone (19) 3772-1517.

 

 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com