Connect with us

Nossa Cidade

Verde inicia processo para formar Conselho Gestor da APA do Campo Grande

A Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS) deu início no último sábado, dia 23 de novembro, ao processo de formação do Conselho Gestor da APA (Área de Proteção Ambiental) do Campo Grande. Duas reuniões contaram com a presença de cerca de 40 pessoas residentes e vizinhas da área interessadas em conhecer melhor e participar do trabalho de criação do novo colegiado ambiental.

 

De acordo com coordenadora Setorial do Verde da SVDS, Ana Paula Pelegrino, foi o primeiro encontro com a comunidade para falar sobre a importância da participação da sociedade civil no processo de gestão de uma área protegida e sobre como se dá o processo de criação de um conselho gestor. 

 

Conceitos como “Unidade de Conservação”, “APA”, “Conselho Gestor de Unidades de Conservação”, “Plano de Manejo” e afins, foram apresentados aos presentes. 

 

Foram, ainda, realizadas atividades sobre um mapa da região, a fim de identificar problemas ambientais incidentes no território, bem como os atores envolvidos nesses problemas. 

 

As reuniões ocorreram de manhã e à tarde, respectivamente, no salão de festas do condomínio Bom Jesus de Pirapora e na sede da Associação de Moradores do Jardim Paviotti, e contaram com a presença de pessoas que vieram de diferentes regiões da APA, inclusive dos municípios de Hortolândia e Monte Mor, os quais fazem divisa com a unidade de conservação.

 

A próxima reunião ocorrerá no dia 7 de dezembro, em local a confirmar, com o intuito de discutir de forma mais aprofundada as representações que irão compor o futuro Conselho Gestor da APA do Campo Grande. A SVDS espera  abrir o chamamento público para as entidades interessadas em participar da candidatura ao conselho no início de 2020.

 

APA 

 

A APA do Campo Grande foi criada por meio do Decreto Municipal nº 17.357/11 (https://bibliotecajuridica.campinas.sp.gov.br/index/visualizaroriginal/id/91402) com o objetivo de, entre outros, ampliar a área verde por habitante do Município e promover melhorias ambientais e de qualidade de vida da população. A Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável é o órgão gestor responsável pela administração e coordenação das medidas necessárias para sua implementação, proteção e controle. 

 

Rica em nascentes, a APA de Campo Grande é considerada uma Unidade de Proteção de Uso Sustentável e abrange uma área de 959,53 hectares na qual estão fragmentos de floresta estacional semidecidual (47,56 ha), cerrado (28,30 ha), fragmento de transição entres estes (20,36 ha), mata mista (13,90 ha) e, em áreas de inundação, fundos de vale e campos de várzea (53,73 ha), totalizando uma área vegetada de 163,85 ha. 

 

A unidade está compreendida pela Estrada Municipal do Campo Grande e pelo limite intermunicipal Campinas-Hortolândia e Campinas-Monte Mor.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com