Connect with us

Nossa Cidade

Verde prossegue com oficinas sobre tratamento de esgoto sanitário rural

Os bairros rurais Friburgo e Fogueteiro receberão, no final do mês de maio, a 7ª Oficina de Instalação e Operação de Sistemas de Tratamento de Esgoto Sanitário para Áreas Rurais, promovido pela Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS). Na última sexta-feira, 12 de abril, o curso foi realizado nos bairros Tanquinho/Carlos Gomes, localizados na APA Campinas.

 

 

Cerca de 40 pessoas, entre técnicos da Prefeitura de Campinas, da Embrapa Meio Ambiente e proprietários rurais, além de funcionários e acolhidos do Instituto Padre Haroldo estiveram presentes à oficina prática de instalação de dois diferentes sistemas de tratamento de esgoto rural.

 

 

O primeiro sistema apresentado aos participantes foi o da Fossa Séptica Biodigestora – FSB Modelo Embrapa: sistema simples composto de três caixas d’água ligadas umas às outras, desenvolvido para tratar o esgoto do vaso sanitário de residências. O esgoto é tratado pelo processo de biodigestão que reduz muito a carga de agentes biológicos perigosos para a saúde humana. O líquido que se acumula na terceira caixa d’água da fossa séptica é um biofertilizante que pode ser utilizado para adubar árvores, milho, capim e outros.

 

 

O segundo modelo apresentado foi o Biodigestor Comercial de 1.300 L: mini-estação de tratamento de esgoto, que contempla em um só produto o tanque séptico, filtro anaeróbico e extração de lodos. Seu diferencial é a possibilidade de receber as demais águas (águas cinzas) provenientes do esgoto sanitário, como chuveiro, pias e tanque de lavar roupa.

 

 

As ações do Programa de Saneamento Rural Sustentável (PSRS) da Prefeitura de Campinas já adequaram o esgotamento sanitário de 153 domicílios situados em 75 propriedades rurais, contemplando a doação de 89 Fossas Sépticas Biodigestoras (FSB) modelo Embrapa, 54 Biodigestores e 10 Jardins Filtrantes, além da capacitação de produtores rurais e profissionais por meio das oficinas práticas – “Dias de Campo”. Deste total, 36 sistemas de tratamento de esgoto foram entregues na APA Campinas, incluindo 26 iodigestores comerciais, além de 10 sistemas desenvolvidos pela Embrapa, sendo sete Fossas Sépticas Biodigestoras e três Jardins Filtrantes.

 

 

Os proprietários rurais interessados em receber a doação de sistemas de tratamento de esgoto da SVDS devem entrar em contato pelos telefones 2116-8485 / 2116-0760 ou pelos e-mail geraldo.neto@campinas.sp.gov.br / luiz.vogel@campinas.sp.gov.br .

 

 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com