fbpx

Verde realiza oficina sobre sistema de esgoto sanitário em áreas rurais

A Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS) realiza na próxima sexta-feira, 15 de março, em parceria com a Embrapa Instrumentação (São Carlos), a 5ª Oficina de Instalação e Operação de Sistemas de Tratamento de Esgoto Sanitário para Áreas Rurais. O encontro ocorre das 14h às 17h30, no Sítio Pouso das Bandeiras, no bairro rural Saltinho.

 

 

A oficina tem por objetivo capacitar profissionais e proprietários rurais de Pedra Branca, Descampado e Reforma Agrária para instalarem as 49 fossas sépticas biodigestoras (FSB) que foram doadas pela Prefeitura de Campinas por meio do Programa de Saneamento Rural Sustentável, instituído pelo Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). O objetivo é atender a população rural no que se refere ao saneamento básico, destacando-se ações de adequação do esgotamento sanitário e conservação do solo e da água.


 

 

As ações do Programa de Saneamento Rural Sustentável já adequaram o esgotamento sanitário de 147 domicílios situados em 74 propriedades rurais de Campinas, contemplando a doação de 83 fossas sépticas biodigestoras (FSB) modelo Embrapa, 54 Biodigestores, e 10 Jardins Filtrantes, além da capacitação de mais de 50 produtores rurais.

 

 

Até o segundo semestre de 2019, outras 51 fossas sépticas biodigestoras devem ser doadas a proprietários rurais de Campinas. Cada equipamento desses custa, em valores de mercado, cerca de R$ 2 mil, entretanto, devido à economia obtida pelo processo licitatório, a SVDS desembolsou R$1.639,00 por cada um deles. As verbas são oriundas do Fundo de Recuperação, Manutenção e Preservação do Meio Ambiente (Proamb).

 

“No segundo semestre deste ano daremos início à segunda etapa do PSRS, que passará a atuar nas demais áreas rurais do Município, priorizando as propriedades habilitadas no Programa de Pagamento por Serviços Ambientais – PSA Água”, afirmou o secretário da SVDS, Rogério Menezes.

 

 

 

Universalização do saneamento básico

 

 

O Plano Municipal de Saneamento Básico tem horizonte de 20 anos e visa universalizar o saneamento básico em Campinas. Neste contexto, a primeira etapa do Programa de Saneamento Rural Sustentável, que foi iniciado em 2017, está priorizando a adequação do esgotamento sanitário nas Zonas de Proteção e Recuperação de Mananciais Superficiais de Campinas (áreas a montante das captações de água para abastecimento público de Campinas nos rios Capivari e Atibaia), instituído pelo Plano Municipal de Recursos Hídricos (PMRH).

 

 

 

SERVIÇO

 

 

5ª Oficina de Instalação e Operação de Sistemas de Tratamento de Esgoto Sanitário para Áreas Rurais

 

Dia: 15/03/2019

Horário: 14H às 17H30 horas

Local: Sítio Pouso das Bandeiras – Saltinho – Campinas-SP

 

 

 

Programação

 

14h – Apresentação do Programa de Saneamento Rural Sustentável e PSA Água

Geraldo Andrade – SVDS

14h15 – Fossa Séptica Biodigestora: tecnologia social para tratamento de esgoto sanitário em propriedades rurais

Wilson Tadeu Lopes da Silva e Carlos Renato Marmo – Embrapa Instrumentação, São Carlos (SP)

14h30 – Montagem de Unidade Piloto de fossa séptica biodigestora com os participantes

Luis Aparecido de Godoy – Embrapa Instrumentação, São Carlos (SP)

 

Parceria

Embrapa Instrumentação – São Carlos (SP)

 

Apoio

Conselho Diretor do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais

Coordenadoria de Assistência Técnica Integral – CATI Campinas

Sindicato Rural de Campinas e Região – SRC

 

 

Contato: Coordenadoria de Planejamento e Gestão Ambiental – CPGA/SVDS – (19)2116-8485 [email protected]