Connect with us

Nossa Cidade

Vice-prefeito destaca iniciativas desenvolvidas na interinidade

Nos dez dias de interinidade à frente da Prefeitura de Campinas, de 12 a 22 de maio, o vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira desenvolveu uma extensa agenda de atividades. 

Dentre as variadas ações, cinco se destacaram. Ele articulou emendas parlamentares para o município, deu início às tratativas para tornar Taishan (China) uma cidade irmã de Campinas, promoveu uma parceria com a Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania para a oferta de mais serviços de assistência social no Centro de Integração e Cidadania (CIC) do Vida Nova, lançou os amistosos da Seleção Masculina de Vôlei em Campinas e ratificou o Plano de Manejo da APA (Área de Proteção Ambiental), formada pela região dos distritos de Sousas e Joaquim Egídio.

Emendas

Nos dias 17 e 20 de maio, Henrique Magalhães Teixeira recebeu, no gabinete do prefeito, o deputado federal Alexis Fonteyne e a deputada estadual Adriana Borgo. Com Fonteyne, o prefeito em exercício solicitou recursos para as áreas de saneamento básico e saúde. “Campinas precisa de mais verbas. O cobertor está curto e necessitamos muito do auxílio dos deputados”, destacou. 

No dia 20 de maio, o então prefeito em exercício se encontrou com a deputada estadual Adriana Borgo. Nessa reunião, o objetivo foi solicitar recursos para o Hospital Municipal Mário Gatti, principalmente equipamentos de ponta para a saúde pública. “Tenho mantido constantemente encontro com deputados estaduais e federais para buscar emendas parlamentares para nossa Campinas”, destacou. 

Taishan

Campinas em breve deve ter uma nova cidade irmã. Trata-se de Taishan. Localizada na Região Metropolitana do Delta do Rio das Pérolas, próxima a Hong Kong e Macau, o município tem cerca de 950 mil habitantes. 

Em reunião ocorrida no Paço Municipal, Henrique Magalhães Teixeira recebeu representantes da cidade e dedicou-se a começar uma articulação para tornar o município mais uma cidade irmã de Campinas.

“Taishan é de onde vem cerca de 80% dos chineses que vivem em Campinas. Essa aproximação vai nos ajudar a aprofundar as relações comerciais com a Ásia”, disse. Participaram da reunião a Associação Geral Brasil-China do Comércio, Indústria e Cultura; Associação Geral dos Cantoneses do Brasil; Associação Aliança Brasil-China de Campinas e RMC e a Associação de Culturismo do Dragão e do Leão da China no Brasil. 

Centro de Integração e Cidadania

Outra iniciativa do prefeito em exercício se relaciona com a área social. Henrique Magalhães Teixeira buscou uma parceria com a Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania. Ele quer que o governo do Estado ofereça serviços de assistência social no Centro de Integração e Cidadania (CIC) do Vida Nova. 

“Temos lá 46 salas e entendo que precisamos ampliar a oferta de serviços naquele bairro e em seu entorno. Conversei com a secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Eliane Jocelaine Pereira, e estamos caminhando com tranquilidade para oferecer mais serviços para a população naquele lugar. É um espaço muito bom e já está pronto. O prefeito Jonas Donizette deve formalizar em breve um convênio nesse sentido”, disse.

A proposta é oferecer palestras sobre temas diversos, oficinas culturais, cursos profissionalizantes, orientações sociais e jurídicas, mediação comunitária de conflitos e atividades educativas de promoção e conscientização na área de direitos humanos e cidadania, focadas no Programa Estadual de Direitos Humanos.

Vôlei

No dia 21 de maio, o prefeito em exercício comandou a cerimônia de lançamento dos jogos amistosos da Seleção Masculina de Vôlei na cidade. As partidas foram contra o Canadá. “Foi uma honra receber a Seleção. Tivemos, em nossa cidade, público de toda a região de Campinas e foram partidas de altíssimo nível técnico”, disse Henrique Magalhães Teixeira.

APA

No seu último dia de interinidade, o prefeito em exercício comandou a apresentação do Plano de Manejo da APA (Área de Proteção Ambiental), formada pela região dos distritos de Sousas e Joaquim Egídio. Na mesma ocasião, promulgou a Lei Complementar 213/2019, oficializando as normas de funcionamento do Banco de Áreas Verdes (BAV) de Campinas. “Foi muito importante a integração com a sociedade civil na elaboração do plano. Temos de construir juntos um futuro sustentável para nossa cidade”, concluiu.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com