Connect with us

Nossa Cidade

Vice-prefeito representa Campinas em visita do novo embaixador da China

 

O vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira, participou, na manhã desta quarta-feira, 27 de fevereiro, de um evento de boas-vindas ao novo Embaixador da República Popular da China no Brasil, Yang Wanming, em sua primeira visita oficial a São Paulo. O encontro, intitulado “Uma década de parceria de sucesso entre Brasil e China”, foi realizado num hotel da capital, contando com a presença de autoridades do Estado e centenas de empresários. A Prefeitura de Campinas também esteve representada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, André von Zuben, e pelo diretor de Cooperação Internacional, Tak Chung Wu.
 

 

O novo embaixador assumiu o cargo no final de dezembro de 2018 e nos últimos dias realizou várias reuniões em Brasília. Além de se encontrar com o vice-presidente Hamilton Mourão e o chanceler Ernesto Araújo, conversou com os ministros das pastas de Economia; Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; Infraestrutura e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
 

 

Campinas possui afinidade com a China e mantém ótimo relacionamento com várias regiões do país asiático. A Prefeitura recebe constantemente empresários e governos de municípios chineses que buscam oportunidades e parcerias com a cidade. “Campinas foi convidada para este encontro com o novo embaixador como um reconhecimento pela intensa relação que temos construído com a China. Foi uma honra conhecer o novo embaixador Yang Wanming e este contato certamente fortalecerá ainda mais os vínculos de cooperação entre Campinas e as cidades-irmãs chinesas”, afirmou o vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira.
 

 

Campinas é cidade-irmã de dois municípios chineses: Fuzhou, desde 1996, e Dongguan, a partir de 2016. Tanto o prefeito Jonas Donizette como o vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira já fizeram viagens oficiais para importantes regiões da China. No final de 2016, Campinas inaugurou seu primeiro escritório de representação internacional, em Dongguan. Campinas conta também com grandes empresas chinesas no município, como a BYD, que fábrica veículos elétricos e painéis solares, e a State Grid, que se tornou a maior acionista da CPFL Energia.
 

 

Além de recepcionar o novo embaixador e celebrar os dez anos da parceria comercial sino-brasileira, o encontro desta quarta-feira promoveu o debate com representantes de empresas brasileiras e chinesas e autoridades brasileiras sobre investimentos no Estado de São Paulo e no Brasil. Em seu discurso, o embaixador Yang Wanming afirmou que a China continua interessada no Brasil e quer mais qualidade na relação entre os dois países. Dentre os setores destacados estão o comércio, infraestrutura, agronegócio e tecnologia.
 

 

O evento foi promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais – Lide China em parceria com a Embaixada da República Popular da China no Brasil, o Consulado da República Popular da China em São Paulo, o Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Internacional e a Associação Brasileira de Empresas Chinesas.
 

Sobre o embaixador
 

 

Yang Wanming, de 54 anos, assumiu a Embaixada da República Popular da China em Brasília no final de dezembro do ano passado, depois de ter ocupado o cargo de embaixador extraordinário da China na Argentina por mais de quatro anos. No currículo, possui também experiência diplomática em diversos cargos em outros países, como México e Chile.

 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com