Connect with us

Nossa Cidade

Videogame ensina história de Campinas para alunos da rede municipal

Videogame ensina história de Campinas para alunos da rede municipal

Alunos do 8º ano da Escola Municipal de Educação Integral “Raul Pila”, localizada no Jardim Flamboyant, em Campinas, estão se envolvendo com a história da cidade por meio de uma experiência única: um jogo de videogame. Na última quinta-feira, 29 de junho, a turma teve seu primeiro contato com a plataforma “Gamificação da Arte e da História em Museus: Acessibilidade e Interatividade”, e as reações foram extremamente positivas.

Essa iniciativa foi desenvolvida por uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, o Museu da Cidade e o Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A plataforma oferece uma variedade de conteúdos relacionados às obras e histórias do Museu da Cidade, como o Brasão de Campinas, a imagem do renomado músico Carlos Gomes, instrumentos musicais populares, arte indígena e artefatos arqueológicos.

O objetivo é apresentar aos alunos da rede pública os elementos presentes nos museus da cidade, fornecendo um conteúdo pedagógico que pode ser explorado tanto antes da visita ao museu quanto depois dela, para reforçar o aprendizado. Selma Machado Simão, coordenadora do curso de Artes Visuais da Unicamp, ressaltou a importância dessa abordagem: “Nossa proposta é levar os alunos de escola pública a conhecer os elementos que têm nos museus da cidade. É um conteúdo pedagógico que pode ser trabalhado antes de o estudante ir ao museu e ser reforçado após a visita”.

Além do jogo em si, o projeto inclui fichas educativas que os professores podem utilizar para abordar o conteúdo de maneira interdisciplinar. Adriana Barão, assessora técnica dos museus de Campinas, destacou a relevância dessa abordagem lúdica: “Com essa plataforma, os alunos aprendem História brincando. É poder dialogar com os jovens usando a mesma linguagem, o que é muito interessante”.

Luiz Roberto Marighetti, secretário adjunto de Educação, expressou o desejo de expandir o jogo para outras escolas da rede municipal. Ele esteve presente durante a apresentação do jogo para os alunos da Escola Municipal de Educação Integral “Raul Pila” e afirmou que essa é uma iniciativa que pode ser replicada em outras instituições de ensino.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com