Connect with us

Nossa Cidade

Virada Esportiva vai agitar o final de semana

Virada Esportiva vai agitar o final de semana

A Virada Esportiva 2023 é promema de agitação e transformação no ritmo de Campinas a partir desta sexta-feira, 25 de agosto, até o próximo domingo, dia 27. Serão 72 horas de evento com modalidades olímpicas e paralímpicas, incluindo aulas, jogos e até algumas competições válidas pelo ranking estadual. Todas essas atrações são gratuítas e serão disputadas nas mais diversas regiões da cidade.

Com um calendário amplo e inclusivo, a Virada é um convite para crianças, adultos e idosos praticarem atividades ou simplesmente acompanharem e torcerem nos torneios envolvendo atletas e paratletas. A Virada Esportiva 2023 é uma realização da secretaria de Esportes e Lazer com a imprescindível colaboração de parceiros que ajudaram a construir uma grade de programação com mais de 100 atividades esportivas.

Incentivar a população a ter por hábito a prática de atividade física é o principal objetivo da Virada Esportiva, como salienta o secretário de Esportes e Lazer Fernando Vanin: “Este evento é um marco na cidade. A secretaria e os parceiros, a quem agradeço imensamente, querem chamar os moradores para melhorar a saúde física e mental, a qualidade de vida e ter mais disposição por meio do esporte. São inúmeras modalidades, é só participar”, reafirmou.

Competições

Como parte da Virada Esportiva 2023, a equipe adulta do Vôlei Renata é uma das atrações que abrem a programação desta sexta-feira, dia 25. Vai receber o Santo André, às 19h30, no ginásio de esportes do Taquaral, pela 2ª rodada do Campeonato Paulista de Vôlei. No jogo de abertura, o Vôlei Renata, atual campeão estadual, derrotou o vôlei Futuro, em Araçatuba, por 3 sets a 0.

Handebol

O Campeonato Paulista de Handebol de Praia vai começar no sábado, dia 27 de agosto, a partir de 8h, nas quadras de areia do Parque Taquaral. Estão inscritas equipes de todo o estado de São Paulo e os jogos decisivos serão realizados no domingo, também a partir de 8h da manhã.

Vôlei de Praia

Outra grande atração programada para o Taquaral, é o Campeonato Paulista de Vôlei de Praia. O qualifyng terá início da manhã desta sexta-feira (25/8), às 8h, pela quantidade de inscritos. A competição vai seguir forte no sábado e também no domingo, no mesmo horário. Os atletas de Campinas estão entre os principais do país.

Ciclismo

O GP Campinas de Ciclismo vai ser disputado no domingo (27/8), a partir de 7h, com largada na Avenida Norte Sul, em frente a antiga R2. Os ciclistas estarão distribuídos em 9 categorias e os principais destaques serão premiados com troféus e medalhas.

Jiu-Jitsu

No domingo, o 11º Premium Cup de Jiu Jitsu contará com a participação de aproximadamente 1.000 atletas de todo o estado de São Paulo, no Ginásio do Taquaral. A organização é da Confederação Brasileira de Jiu Jitsu e vai reunir competidores que buscam melhorar o posicionamento no ranking estadual e garantirem vagas nas nas competições nacionais.

Paratletas no basquete e natação

A Virada Esportiva 2023 contará com importantes competições que fortalecem cada vez mais o paradesporto brasileiro. A Gadecamp realiza nesta sexta-feira(26/8) e sábado(27/8), o Torneio de Basquete sobre Rodas, no ginásio do Padre Haroldo. A competição vai das 9h às 11h30 da manhã, em ambos os dias.

Neste sábado, dia 26 de agosto, vai ser realizado o Festival de Natação Paralímpica, na piscina da Faculdade de Educação Física da PUC-Campinas, com organização da APC. Aproximadamente 120 nadadores vão disputar as provas a partir de 9h da manhã.

O projeto Olhos que Guiam, da organização KB2, também estará na Virada Esportiva com a participação de deficientes visuais. Domingo (27/8), a partir de 8h30, eles vão pedalar no estacionamento do Portão 2, do Taquaral.

Atividades para participar

Para quem pretende transpirar e desenvolver um estilo saudável de vida com a prática de atividade física, pode participar do Street Fest, no Taquaral. No sábado (26/8) e domingo (27/8), terá o Festival de Skate e Basquete 3×3, com inscrições no local.

Ainda no sábado, a partir de 18 horas, vai ser realizado um aulão de Fit Dance, no Rinque de Patinação, com o instrutor Leo Nunes e convidados. Serão duas horas de muito ritmo e desconcentração.

Outra boa opção para os moradores da cidade aproveitarem, é a canoagem na Lagoa do Taquaral. A exemplo de todas as atividades, o passeio é gratuito com todo equipamento de segurança e orientação dos profissionais que formam o Grupo Capivara de Canoagem.

O coordenador de eventos da secretaria de Esportes e Lazer, Osmir Alves, contribui na realização da Virada Esportiva há 8 anos e espera que o trabalho intenso de meses agrade a população: “São muitas atividades e muita gente envolvida. Está praticamente tudo pronto. Agora é aguardar uma grande participação e que todos aproveitem bastante”, concluiu.

A programação completa da Virada Esportiva 2023 está no portal da Prefeitura Municipal de Campinas, na pasta da secretaria de Esportes e Lazer, no ícone Virada Esportiva.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com