Connect with us

Nossa Cidade

Virada SP 2022 consolida Campinas como Capital Cultural do Estado

Cerca de 60 mil pessoas passaram pela Virada SP 2022 Campinas, entre o sábado, dia 20 de agosto, e domingo, 21, segundo levantamento da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. O resultado consolida Campinas como Capital Cultural do Estado de São Paulo. Programação teve 60 apresentações distribuídas por 18 locais da cidade.

Segundo a Pasta, o saldo Virada é positivo. O evento aconteceu com segurança, sem registro de incidente, movimentou a economia local e gerou empregos – aproximadamente 1 mil pessoas trabalharam direta e indiretamente na produção e realização de uma maratona de 24 horas de cultura, arte e entretenimento por vários pontos da cidade. Outro destaque foi a ocupação do Centro e da Estação Cultura.

Em Campinas, a Virada foi realizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo em parceria com o governo do Estado de SP, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e com a gestão e produção da Amigos da Arte.

“Estamos muito honrados em ter o prestígio do público formado por famílias, jovens, crianças e idosos que lotaram todas as nossas atrações. Tudo ocorreu na mais perfeita ordem. O que resume é uma sensação de missão cumprida e que definitivamente a cidade floresce na cultura”, avaliou a secretária municipal de Cultura e Turismo de Campinas, Alexandra Caprioli.

A secretária agradeceu a parceria com o governo do Estado, que trouxe a possibilidade da Virada em Campinas. “Minha gratidão aos Amigos da Arte pela confiança de trazer essa Virada para a gente, para a cidade, a Capital Cultural do Estado de São Paulo “. O título é concedido aos municípios selecionados por chamamento público pelo governo do Estado de São Paulo para receber o evento.

“Foi muito gratificante ver a Virada SP voltar à Campinas. Essa cidade, que respira a arte e a cultura, tem todo o mérito em ser contemplada por um evento de tamanha diversidade cultural. A arte pulsou, invadiu Campinas e o resultado da pareceria entre Prefeitura e governo do Estado de São Paulo não poderia ter sido diferente, sucesso de público e de organização”, avaliou o coordenador de comunicação da Amigos da Arte, Rafael Akio.

Sorrisos

A Virada em Campinas foi uma demonstração da Cultura levando o povo a ir para as ruas se divertir e curtir a arte, o entretenimento, tudo de graça e após 7 anos sem ter o evento, que não acontecia desde 2015 na cidade.

A Virada ‘virou’ com muita alegria, atrações e shows que fizeram o público cantar e se divertir com os artistas locais e nomes consagrados regional, nacional e internacionalmente. A Virada reuniu diversas linguagens artísticas como música, teatro, literatura, arte urbana e entretenimento.

O palco mais movimentado da edição foi o da Estação Cultura, epicentro da Virada. Das 60 mil pessoas, 40 mil passaram pela Estação nos dois dias. O local concentrou os shows de Almir Sater, Davi Moraes, WD, Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas com Diogo Nogueira, Céu e Melim. O local teve dois palcos onde se os artistas e cantores se revezaram.

Em outros pontos, a Virada também teve grafite, contação de histórias, Parada da Dança na Lagoa do Taquaral, teatro, dança, entre outras atrações. O Teatro Municipal Castro Mendes ficou lotado em todas as apresentações.

Sábado

A secretária municipal de Cultura e Turismo de Campinas, Alexandra Caprioli e Rafael Akio, da Amigos da Arte, abriram a Virada, no sábado. “Estamos muito felizes porque vocês vieram, é muito importante que a gente possa fazer um evento como esse, gratuito para a cidade e que vocês prestigiem as atrações da Virada, cultura, arte, teatro, música, dança. Essa virada é para vocês, porque Campinas tem o DNA da arte, da cultura”, disse Alexandra Caprioli ao público que lotou o show de Almir Sater.

O músico e compositor Almir Sater embalou o público, a maioria famílias, com seus sucessos. O intérprete do personagem Eugênio, no remake da novela Pantanal, encantou as pessoas já na passagem de som pela manhã e, depois à tarde, após a apresentação. Na sequência vieram os shows de Davi Moraes, que trouxe o frevo e sucessos do seu pai Moraes Moreira e ainda teve a participação especial de Larissa Luz. Para fechar a noite e a madrugada, teve show com WD, que é de Campinas.

Domingo

No domingo, o sol apareceu, após o frio intenso de sábado e aqueceu o ‘showcerto’, concerto da Sinfônica com o cantor Diogo Nogueira.

“É muito lindo ver esse público vir prestigiar a nossa orquestra, que é da cidade. Muito feliz de poder trazer a Sinfônica dentro da Virada com essa proposta com o Diogo Nogueira”, disse a secretária Alexandra Caprioli.

O maestro Carlos Prazeres, os músicos da Orquestra e o cantor Diogo Nogueira protagonizaram um show fantástico. Eles embalaram o público com o concerto “4 x João”, uma referência aos músicos João Bosco, João Nogueira (pai do Diogo Nogueira), João Gilberto e Johann Sebastian Bach. O repertório exclusivo para o concerto teve obras dos 4 compositores e músicas do show “Samba de Verão”, de Diogo Nogueira, como Pé na Areia e Clareou. A Virada terminou à noite com a cantora Céu e o trio Melim.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com