Nossa Cidade
Você sabia? Entenda como funciona o manejo de árvores em Campinas
As árvores são um bem público, essenciais para manter a qualidade do ar, o equilíbrio da temperatura, servir de abrigo e alimentos para a pequena fauna urbana, evitar erosão, proporcionar sombra e drenagem de água da chuva. Desde 2021, a Prefeitura plantou mais de 421.539 mudas de árvores em Campinas.
No município, a Secretaria de Serviços Públicos é responsável pelo manejo das árvores públicas em ruas e calçadas, canteiros, 25 parques e mais de 2 mil praças urbanizadas e não urbanizadas.
Este ano, a Secretaria de Serviços Públicos ampliou de sete para 20 equipes de arborização, com serviços novos e ampliação dos existentes. Com este aumento, agora são feitas 1.300 podas e 400 extrações por mês, de forma preventiva. Este número é 50% maior ao que era feito anteriormente. Também foram ampliadas de duas para quatro as equipes de plantio, com 60 pessoas. Por mês, estão sendo plantadas 2 mil árvores nativas.
Saiba mais
– Quem cuida do plantio de árvores em Campinas?
O plantio é realizado principalmente pela Secretaria de Serviços Públicos. A Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas) participa com a destinação de mudas, que ocorre por meio de compensação ambiental oriunda do licenciamento municipal e de Termos de Ajustamento de Conduta.
– Quem faz o manejo das árvores da cidade que estão nas praças, nas calçadas, nos parques e canteiros?
São as equipes técnicas do Departamento de Parques e Jardins (DPJ), da Secretaria de Serviços Públicos.
– Qual a diferença entre podar e extrair uma árvore?
Podar é retirar galhos ou pontas de galhos. Extrair é retirar a árvore toda.
-Quem tem autorização para podar ou extrair árvores?
Apenas o Departamento de Parques e Jardins (DPJ), que faz parte da Secretaria Municipal de Serviços Públicos. Os moradores que quiserem contratar um serviço particular podem fazê-lo, desde que sejam empresas cadastradas e autorizadas pelo DPJ.
– Se achar que uma árvore precisa ser podada ou extraída, quem deve ser chamado?
Se a árvore estiver em vias públicas, quem faz o trabalho é o Departamento de Parques e Jardins (DPJ), por meio dos canais 156. Se for em área particular, o proprietário do terreno deve contratar o serviço de empresa especializada cadastrada no DPJ.
– Quantas equipes a Prefeitura tem para fazer poda e extração de árvores?
Atualmente, a Prefeitura tem 20 equipes de arborização, sendo 15 equipes para poda e extração, mais uma equipe para poda de escalada; equipes para outras funções como plantio de árvores; exames, com aparelho de tomografia, nas árvores; e inventário, que é o levantamento de identificação das árvores nas áreas públicas da cidade.
– Todos os pedidos para poda e extração de árvores são atendidos?
Quando entra um pedido do cidadão, para poda ou extração, a equipe do DPJ vai ao local, avalia se a árvore realmente precisa da poda ou da extração, e só faz o serviço se realmente for necessário. De todos os pedidos para retirada de uma árvore, cerca de 70% dos motivos apontados não são justificáveis.
– Quando uma árvore deve ser podada?
A árvore deve ser podada, que é a retirada de pontas de galhos ou galhos inteiros, por alguns motivos: se as pontas estão secas; se os galhos estão atingindo a fiação; se a copa está muito carregada; se há galhos muito baixos.
– Quando uma árvore deve ser extraída?
A árvore só é extraída se oferecer algum tipo de risco. Se estiver seca (morta); se estiver com doenças fitossanitárias, o que pode fazer com que ela fique oca e com risco de queda; se estiver inadequada ao local e oferecer risco de queda às pessoas, aos veículos e/ou residências.
– Por que alguns pedidos para retirada de árvore não são atendidos?
Em mais de 70% dos pedidos para extração de árvores, após a vistoria é constatado que a árvore está saudável e não há motivo para a retirada. Muitos pedidos têm causas banais: as pessoas não querem varrer as folhas que caem na calçada; consideram que as folhas tapam a luminosidade; não gostam de sons de pássaros que ficam nas árvores ou têm receio que a árvore caia. Importante destacar que a árvore só é retirada se realmente apresentar problemas.
– Por que algumas árvores são retiradas?
Se as equipes técnicas observam que a árvore está seca (morta); se apresenta podridão; se está oca; se está com alguma doença; fungos, parasitas; se a raiz atinge a fundação de imóveis; se danifica redes de água ou esgoto, entre outros, e, desta forma, oferece risco de queda, é preciso que seja extraída.
– O cidadão pode podar ou extrair a árvore da calçada por conta própria?
Não, se fizer isso e for identificado, será multado. As multas variam de acordo com o tamanho e espécie da árvore.
– A Prefeitura poda ou extrai árvores dentro da propriedade de alguém?
Não, dentro de áreas particulares a responsabilidade é do proprietário do terreno. Porém, ele deve contratar empresas especializadas, cadastradas no DPJ, para isso. No caso de extração, o laudo feito pela empresa é avaliado pelo DPJ, para autorizar ou não este serviço. Para lembrar, árvores são retiradas em caso de necessidade.
As empresas cadastradas estão neste link:
Serviço:
Para qualquer solicitação, informação ou esclarecimento em relação a árvores em Campinas, o cidadão deve ligar no 156.