Connect with us

Nossa Cidade

Aulas presenciais na rede municipal são adiadas para o dia 1º de março

As aulas presenciais nas escolas da rede municipal de Campinas, previstas para começar em 8 de fevereiro, serão retomadas em 1º de março. A alteração segue a indicação do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas, assim como o fato de a cidade ter passado para a Fase Laranja no Plano São Paulo.

A mudança no calendário refere-se apenas às aulas presenciais. O início do ano letivo acontece no dia 8 de fevereiro, por meio das aulas remotas. “Há uma preocupação grande por parte dos prefeitos da Região Metropolitana em relação à ocupação de leitos de UTI. Diante disso, eles entenderam que é mais prudente que o retorno das aulas presenciais aconteça em 1º de março”, disse o secretário de Educação de Campinas, José Tadeu Jorge.

Retorno seguro

As 207 escolas municipais de Campinas estão preparadas para receber a partir de 1º de março, os 47,6 mil alunos que retornarão às aulas presenciais. São estudantes matriculados na pré-escola, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Profissionalizante e de Qualificação Profissional.

As aulas presenciais estão suspensas desde março de 2020, por causa da pandemia de coronavírus. Ao serem retomadas, em março, obedecerão a regras como: redução de horário e revezamento de turmas para garantir o distanciamento social, e rigorosos protocolos sanitários, seguindo orientação das autoridades de saúde.

O cronograma prevê um retorno híbrido, com aulas presenciais e por meio da plataforma digital. Retornam todas as turmas da pré-escola, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Qualificação Profissional e Profissionalizante.

Os alunos da Educação Integral, do Ensino Fundamental, terão aulas presenciais todos os dias, a partir de 1º de março. No entanto, as turmas serão dividas em dois períodos: metade frequenta a escola pela manhã e o restante à tarde. “O retorno presencial é facultativo. Caso a família não queira levar a criança à escola, poderá acompanhar as aulas pelo sistema remoto. O conteúdo será o mesmo”, explicou o secretário.

Em virtude da constante necessidade de higienização de todos os espaços das escolas, o que inclui maçanetas das portas e carteiras, por exemplo, o período de aula será de três horas diárias. Antes da pandemia eram cinco. Nos dois turnos serão oferecidas duas refeições (café da manhã e almoço ou almoço e café da tarde).

Cada aluno receberá um kit contendo quatro máscaras não descartáveis e um vidro individual de álcool gel. Os professores além das máscaras também contarão com protetor facial (face shield). As carteiras e os lugares nos refeitórios serão disponibilizados com um distanciamento de 1,5 metro. Totens com álcool gel serão distribuídos em pontos estratégicos das escolas.

Fonte: Prefeitura de Campinas

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com