Nossa Cidade
Campinas é selecionada em Programa CoLabs 2025 da Escola Nacional de Administração Pública
O projeto “Quadro de Pessoal: Enfrentando as dificuldades em seu dimensionamento”, desenvolvido pela Prefeitura de Campinas, foi selecionado em 2º lugar no edital do Programa CoLabs 2025, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A iniciativa concorreu com 52 propostas de governos municipais, estaduais e federal de todo o Brasil. O resultado foi divulgado nesta terça-feira, 8 de julho.
A proposta foi elaborada pela equipe do GentiLab – Laboratório de Inovação em Gestão de Pessoas, vinculado à Secretaria Municipal de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. Com a seleção, o município garante vaga no programa nacional de mentoria e desenvolvimento de laboratórios de inovação no setor público, promovido pela Enap.
A secretária da Pasta, Eliane Jocelaine Pereira, destacou a relevância do município ao ter a proposta selecionada em uma concorrência acirrada com participação de projetos de todo o Brasil.
“A seleção de Campinas mostra a relevância da proposta que a cidade tem, e também a relevância do GentiLab, como um laboratório de inovação. Isso demonstra o compromisso da Administração na melhoria da qualidade dos serviços públicos”, ressalta.
Eliane Jocelaine explicou que a proposta de Campinas é fazer um desenho de dimensionamento de quadros para trazer mais agilidade e um planejamento mais estratégico de gestão de pessoas, para melhorar a qualidade dos serviços públicos da cidade. “É com muita alegria e compromisso da nossa equipe que recebemos o resultado da participação nesse processo que é conduzido por uma equipe nacional muito capacitada que tem primado por buscar exemplos de instituições públicas que sejam inovadoras”, conclui.
Sobre o CoLabs
O Programa CoLabs 2025 é resultado de uma parceria firmada entre a Enap, por meio do Laboratório de Inovação em Governo (Gnova Lab), e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID).
O CoLabs é um programa de aceleração e mentoria de equipes para o desenvolvimento de competências e capacidades de inovação no enfrentamento de problemas públicos complexos. As equipes selecionadas receberão apoio metodológico do Gnova Lab durante uma jornada de aproximadamente 12 meses.
O objetivo é incentivar e estimular a criação e desenvolvimento de laboratórios de inovação no setor público, por meio de apoio metodológico e troca de experiências entre as equipes participantes.
Equipes selecionadas
De acordo com os organizadores, as equipes selecionadas para o CoLabs 2025 representam uma diversidade significativa em termos de origem e composição. Dentre elas, 10 são equipes estaduais, quatro municipais e seis federais, abrangendo as cinco regiões do Brasil.
A chamada pública foi aberta para equipes de servidores públicos com perfil, potencial e motivação para inovar. Os participantes são ligados a órgãos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário pertencentes às esferas municipal, estadual e federal. Foram recebidas 51 propostas de projetos e selecionadas 20 para a participação no programa.