Connect with us

Nossa Cidade

Crédito antecipado do Bilhete Único é suspenso a partir deste domingo

A partir de domingo, 24 de março, fica extinta a antecipação de créditos para pagamento da tarifa do transporte público coletivo com o Bilhete Único Comum

A partir de domingo, 24 de março, fica extinta a antecipação de créditos para pagamento da tarifa do transporte público coletivo com o Bilhete Único Comum, até então concedida na hipótese de insuficiência de saldo. A medida foi formalizada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) por meio do Decreto Nº 20.223, publicado no Diário Oficial do Município no dia 1º de março.

“As recentes inovações no sistema de pagamento da tarifa afastam a necessidade da antecipação de créditos no Bilhete Único. Os usuários que forem surpreendidos com o saldo zerado dentro dos ônibus têm a facilidade de adquirir o QR Code pelo celular até que a próxima recarga seja realizada”, reforça o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro. O QR Code (Quick Response Code, Código de Resposta Rápida) virtual pode ser adquirido pelo smartphone, por meio do aplicativo “Transurc Smart”, disponível nos sistemas Android e iOS. O pagamento é feito com cartão de crédito.

O processo de antecipação de créditos para pagamento da tarifa de ônibus mostrou-se insustentável, ocasionando déficit ao sistema. Um levantamento indicou a existência de mais de 370 mil cartões com saldos devedores. Embora os valores antecipados sejam descontados no ato da próxima recarga, muitos usuários acabam migrando para outros cartões da família Bilhete Único (Vale Transporte, Escolar, Universitário, Idoso) sem saldar os créditos antecipados na modalidade Comum.

A antecipação de créditos ao Bilhete Único foi implantada em 2014, como parte do conjunto de medidas que preparavam o sistema de transporte público para o fim do pagamento embarcado em dinheiro. Para estimular o uso do Bilhete Único, os usuários da modalidade com saldo insuficiente passaram a receber um crédito de até duas vezes o valor da tarifa vigente, acrescido de até quatro vezes o valor correspondente à integração.

A suspensão não isenta os usuários do transporte público de solucionar os saldos devedores, quando este for o caso. Dessa forma, no ato da próxima recarga do Bilhete Único Comum, essas pessoas terão o desconto dos valores antecipados correspondentes.

Embora seja uma opção para a insuficiência de saldo no Bilhete Único, o tíquete QR Code não proporciona a integração. Para os usuários do transporte público que necessitam realizar a integração diariamente, a Emdec recomenda e estimula o uso e recarga de um dos cartões da família Bilhete Único, que possibilita a utilização até três ônibus no período de duas horas. A primeira integração é gratuita. Na segunda, o usuário paga R$ 0,40.

O Bilhete Único pode ser confeccionado ou recarregado nos terminais Barão Geraldo, Central, Campo Grande, Mercado, Metropolitano e Ouro Verde; e nas unidades do Poupatempo localizadas no Centro e no Campinas Shopping. Confira os endereços no site da Transurc. O cadastro e emissão são realizados de forma gratuita, com apresentação do CPF e RG. Também é possível efetuar a recarga em estabelecimentos comerciais que integram a rede credenciada da Transurc.

O sistema de transporte público coletivo registra uma média de 560 mil passagens registradas pelas catracas por dia útil e 14 milhões de passageiros por mês.


Procurando Emprego ?

Busque vagas por centenas de sites de Emprego em um único lugar. VagasNC

vagas de emprego
vagas de emprego

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com