Connect with us

Cultura & Lazer

Cultura tem programação especial para marcar o Mês da Consciência Negra

Cultura tem programação especial para marcar o Mês da Consciência Negra

A Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas está com programação especial para marcar o Mês da Consciência Negra. O mês de novembro será ocupado por diversas atividades artísticas gratuitas em espaços públicos durante todo o mês.

Os destaques são a 1ª Feira Afro Literária; 2ª edição da Virada Afro- Cultural;  o evento Palmares Celebra, com apresentação da Orquestra Sinfônica com o rapper Dexter e a cantora Majur; mais a Feira da Mulher Empreendedora, com apresentação do Instituto Anelo, Trilha Antirracista, Mostra Jazz Campinas, Campinas Hip Hop Festival entre outros.

“A cultura tem o compromisso com todas as causas porque, por meio das expressões culturais,  um povo se reconhece. Queremos sempre poder agregar parceiros e fazedores de cultura e gerar oportunidades. Essa é uma missão que fazemos juntos”, diz a secretária de Cultura e Turismo de Campinas, Alexandra Caprioli.

Segundo Gabriel Rapassi, diretor de Cultura, a vitalidade e a variedade da programação é fruto de um diálogo direto com quem faz cultura em Campinas. “Nós temos buscado apoiar quem produz na cidade, por isso estamos conseguindo fazer os recursos renderem mais, além de dar o devido espaço a toda essa potência que marca a cultura campineira. É muito bom reconhecer o que é feito por aqui e vai ser lindo ver o público tendo acesso a todas essas festividades.”

As comemorações iniciaram neste final de semana, sábado 5 e domingo 6, na Estação Cultura com o “Campinas Hip Hop Festival”. No sábado, 5, também teve a abertura da Mostra Afrofuturista, na Casa de Vidro. A exposição vai até 23 de novembro e traz objetos, imagens, máscaras e vestimentas que apresentam a diversidade cultural dos 54 países africanos, enfatizando a modernidade desses países.

Feira Afro Literária

Outro destaque da programação é a 1ª Feira Afro Literária Laudelina de Campos Mello, que ocorrerá nos dias 19 e 20, 26 e 27, na Estação Cultura. A feira nasceu da necessidade de dar visibilidade e apoiar iniciativas voltadas à literatura desenvolvidas por pessoas negras de Campinas e região. E a partir disso, gerar discussões, debates, e despertar no público em geral outro universo de possibilidades e conhecimentos.

Palmares Celebra

A Estação Cultura recebe vários eventos no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, feriado municipal em Campinas. A partir das 9h, a Estação é ponto de concentração para a Marcha Zumbi dos Palmares, tradicional movimento da sociedade civil, que desce a 13 de Maio e outras ruas do centro, expressando a afirmação de direitos pela equidade racial.

No período da tarde, artistas locais e grandes nomes nacionais se apresentam com entrada gratuita. Alguns dos destaques são Marquinhos Sensação, além da cantora Majur e do rapper Dexter, que se apresentarão junto com a Orquestra Sinfônica de Campinas, a partir das 19h30. 

Virada

A 2ª edição Virada Afro Cultural terá a participação das cantoras Duquesa e Tássia Reis e mais 15 apresentações artísticas selecionadas através do chamamento de artistas. Haverá rodas de conversa, oficina de turbante; curso presencial sobre a produção de eventos culturais e a estreia do mini-documentário sobre a arte negra da cidade.

Trilha Antirracista

A Trilha Antirracista terá apresentação de trabalhos de 97 escolas da rede estadual de ensino. Os trabalhos foram elaborados por alunos e professores no decorrer do ano, sobre temáticas antirracistas, além de apresentações artísticas para a comunidade escolar. A Trilha Antirracista é um projeto da Diretoria Regional de Ensino Campinas Oeste. O evento ocorrerá na Estação Cultura, 22 de novembro das 9h às 16h.

Na programação de novembro do Museu da Imagem e Som (MIS) Campinas, serão inseridos filmes com a temática da Consciência Negra.

Programação parcial * Ainda está sendo fechada

Dia 5/11 a 23/11

MOSTRA AFROFUTURISTA

Abertura às 10h

LOCAL: Museu da Cidade/ Casa de Vidro, no Lago do Café

19/11 e 20/11, 26 e 27/11

1ª FEIRA AFRO LITERÁRIA LAUDELINA DE CAMPOS MELLO

Hora: a partir das 13h

Local: Estação Cultura

Endereço: Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n, Centro, Campinas 

19/11

FEIRA DA MULHER EMPREENDEDORA COM APRESENTAÇÃO DO INSTITUTO ANELO

Hora: a partir das 13h

Local: Estação Cultura

20/11

PALMARES CELEBRA

Marquinhos Sensação

Apresentação da Orquestra + Majur + Dexter

Hora: a partir das 14h

Local: Estação Cultura

20/11

HOMENAGEM A ZUMBI DOS PALMARES

Roda de Capoeira

Sarau de Poesia

Dança Regional de Origem Afro

Horário: 14h às 18h

Local: – Casa de Cultura Andorinha

– Rua Carlos Roberto Gallo, s/n° – DIC I (dentro do Bosque Augusto Ruschi)

22/11

TRILHA ANTI RACISTA

Hora: das 9hs às 16hs

Local: Estação Cultura

24/11 –

26 e 27/11

2ª EDIÇÃO VIRADA AFRO-CULTURAL

Hora: 12h às 22h

Local: Estação Cultura

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com